O deputado Beto Faro (PT-PA) foi escolhido nesta quarta-feira (22), como novo coordenador do Núcleo Agrário da bancada do PT na Câmara. Ele substitui o deputado João Daniel (PT-SE), para um mandato de um ano. O parlamentar listou os graves desafios que serão travados pelo colegiado neste ano, diante dos inúmeros retrocessos em andamento no país propostos pelo Governo ilegítimo de Michel Temer.
Um dos grandes desafios, afirmou, será a resistência à Medida provisória (MP 759) que altera a política de regulamentação fundiária do país, quebra as regras jurídicas estabelecidas para o acesso à terra e elimina um marco legal que foi construído ao longo de vários anos.
“Temos uma série de desafios pela frente. Esta MP faz parte do pacote de medidas que retiram direitos adquiridos. O Governo argumenta que o objetivo da MP é facilitar a titulação de terras e regularizar os assentamentos. Não somos contrários à titulação, entretanto, ao priorizar a titulação, eles deixam de lado a infraestrutura de desenvolvimento e de ordenação dos assentamentos”, considerou.
Beto Faro citou ainda outra prioridade do núcleo, a de atuar junto aos sindicatos rurais, uma vez que os trabalhadores do campo estão sendo gravemente atingidos pela reforma da Previdência. Citou ainda o deputado, a compra de terra por estrangeiros que esse governo quer agilizar, sem nenhuma preocupação com a proteção e a defesa da Nação.
Também chamou a atenção Beto Faro para a desregulamentação da relação trabalhista do povo do campo, a exemplo do que está previsto na proposta que trata da terceirização indiscriminada.
“Temos graves desafios pela frente. O Núcleo Agrário da bancada sempre foi bastante atuante e eu vou estar sistematizando esse grupo para lutarmos em defesa do nosso povo”, disse o deputado Beto Faro.
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara