O deputado Beto Faro (PT-PA) ocupou a Tribuna nesta quarta-feira (28) para elogiar os resultados do estudo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgado recentemente, e que aponta avanços na área social no país. O atlas foi elaborado em parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP). Os dados são calculados com base nos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010, do IBGE.
De acordo com Beto Faro, os avanços detectados pela pesquisa são creditados aos programas de transferência de renda. “O relatório destaca, ainda, entre os fatores responsáveis os investimentos no sistema educacional e a universalização dos serviços de saúde, não obstante os inegáveis problemas enfrentados nessas áreas”, disse.
O parlamentar petista destacou, ainda, no rol dos fatores que conduziram o país para uma posição de alto desempenho no desenvolvimento humano, a recuperação do salário mínimo, a geração de empregos em escala sem precedentes, e os efeitos positivos da recuperação em geral da economia. “Ressalto, em particular, os efeitos absolutos e diretos na redução da pobreza extrema através do Programa Bolsa Família”, disse.
Conforme o documento, acrescentou o deputado Beto Faro, “nos últimos anos o Brasil vem sendo considerado um País que inspira outras nações, sendo um dos responsáveis pela ascensão do Sul na nova geopolítica internacional, por suas estratégias de desenvolvimento inclusivas e centradas nas pessoas”.
Gizele Benitz