O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) afirmou nesta semana, em discurso no plenário, que a oposição precisa se aprofundar no debate econômico para que possa aperfeiçoar sua percepção da realidade. De acordo com Berzoini, a torcida da oposição para que a economia brasileira não tenha um bom desempenho “é porque eles (oposição) sabem que a economia é que define o processo político em qualquer país do mundo”.
De acordo com o parlamentar petista, o Brasil avança à medida que tem estratégia econômica. “E a presidenta Dilma Rousseff tem demonstrado, através do crescimento da infraestrutura e a ampliação dos programas sociais, que este País está no caminho certo”, disse Berzoini.
Berzoini acrescentou ainda que em nenhum momento da história do país, num cenário de crise internacional, o Brasil teve internamente crescimento no emprego. “Sempre que havia crise na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, o Brasil ia para o desemprego, para a recessão e para os pacotes de arrocho dos governos anteriores. Com Lula e Dilma essa história mudou, e é por isso que o povo está satisfeito, dando grandes demonstrações de apreço pela Presidenta Dilma Rousseff”, enfatizou o petista.
O parlamentar ressaltou ainda que a economia tem fatores importantes, mas que mais importantes para o trabalhador são o emprego e a renda, priorizados pelo governo do PT. “No cenário de crise mundial, a Espanha tem 27% de desemprego, 60% entre os jovens; toda a Europa vive um processo de recessão, os Estados Unidos um processo de estagnação, a Ásia um processo de redução do crescimento e o Brasil está hoje num processo de crescimento, ainda que contingenciado pela economia internacional, e desenvolvimento de políticas sociais ativas que melhoram a vida do povo. E é isso o que a oposição não consegue compreender”, frisou.
O deputado propôs que a oposição se aprofunde no debate para, inclusive, “ter chances” nas próximas eleições. “Talvez possam convidar alguns economistas de grande capacidade para fazer uma análise de conjuntura mais perspicaz e mais produtiva, para que eles possam, inclusive, ter chances eleitorais no ano que vem, porque queremos uma disputa eleitoral competitiva. E o PT e seus aliados, os partidos da base, têm dado uma demonstração de que é possível e necessário construirmos uma agenda muito qualitativa para nosso País”, finalizou o parlamentar.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra