O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) ocupou a Tribuna nesta semana para elogiar o que chamou de “nova política inaugurada no Brasil” a partir de 2003, no governo Lula. “A eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva significou o resgate da esperança para os trabalhadores e para o conjunto da população brasileira”, frisou o petista.
De acordo com Berzoini, os 20 anos do Plano Real, registrados nesta semana, “trazem a memória de que, no ano de implantação do Real, 1994, o Brasil teve um quadro tenebroso para a classe trabalhadora que se perpetuou até 2002”. Ele lembrou que, naquela época, como presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, foi testemunha “do brutal arrocho salarial, das demissões de milhões de trabalhadores pelas privatizações e pela política monetária do governo FHC, além de redução dos direitos sociais dos trabalhadores”, disse o deputado Ricardo Berzoini.
O Plano Real, acrescentou o parlamentar petista, “promoveu estabilização de preços em bases não sustentáveis o que leva justamente ao que o Brasil assistiu, à precarização da vida nacional, à redução da capacidade do Estado e, principalmente, à fragilidade da vida dos trabalhadores”.
Ricardo Berzoini ressaltou que a partir do governo Lula, do PT, em 2003, “a política econômica implementada no País permitiu o combate ao endividamento interno, à desdolarização da dívida interna, redução da dívida externa ao ponto de que, não há mais dívida externa do ponto de vista técnico. A quantidade de reservas que temos é suficiente para honrar todos os compromissos brasileiros no exterior, públicos e privados”, enfatizou o petista.
Gizele Benitz