Berzoini apoia manifestação em Nova Iorque contra “tirania do sistema financeiro”

berzoini2804_D1O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) usou a Tribuna nesta segunda-feira (3) para manifestar apoio ao movimento “Ocupar Wall Street”, que conta com apoio de várias entidades não governamentais e não partidárias e que desde o dia 17 de setembro vem ocupando uma praça próxima à bolsa de valores de Wall Street , em Nova Iorque, para protestar contra a cobiça, a corrupção e os cortes orçamentários nos Estados Unidos. “Essa é uma manifestação pacífica, que visa mobilizar o povo americano contra a tirania do sistema financeiro do país”, destacou Berzoini.

De acordo com o parlamentar petista, o movimento provoca uma grande reflexão sobre o papel que os bancos americanos e o mundo financeiro americano têm em relação à crise econômica dos Estados Unidos, e de boa parte do planeta. “Essa crise atinge famílias, não apenas em relação à questão do emprego e da renda, mas também da moradia. O processo que tivemos nos Estados Unidos de especulação com hipotecas levou milhares, senão milhões de famílias americanas a uma situação de angústia e desespero com relação à questão da moradia. Hoje, muitas família americanas moram em trailer, em barracas, em assentamentos e acampamentos, no País mais rico do mundo, a partir da irresponsabilidade e da falta de regulamentação do sistema financeiro americano”, explicou Berzoini.

Essa realidade, acrescentou o deputado Ricardo Berzoini, existe em vários países. “Hoje a Europa também está em uma crise profunda por conta da falta de supervisão bancária da relação dos bancos privados e públicos com as dívidas soberanas na Europa, especialmente a questão da Grécia, da Irlanda, da Espanha, de Portugal e da Itália, que já atinge também uma preocupação em relação à França”, frisou.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também