Bernie Sanders condena golpe e defende respeito à democracia no Brasil

Sanders

O senador dos Estados Unidos Bernie Sanders, do Partido Democrata, emitiu nota nesta segunda-feira (8) fazendo um apelo para que Estados Unidos tomem uma posição definitiva contra os esforços pela remoção da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de seu cargo. “Estou profundamente preocupado com os presentes esforços para remover a presidente do Brasil democraticamente eleita, Dilma Rousseff. Para muitos brasileiros e observadores, o controverso processo de impeachment se assemelha a um golpe de estado”, afirmou Sanders, que foi pré-candidato à indicação dos Democratas para a eleição presidencial deste ano.

Sanders, na nota, enfatiza que, após suspender a primeira mulher presidente do Brasil “por motivos duvidosos”, o novo governo interino, sem mandato para governar, extinguiu o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. “Uma representativa e diversa administração foi substituída por um gabinete constituído apenas por homens brancos. A nova administração não eleita rapidamente anunciou planos para impor austeridade, aumentar a privatização e implementar uma agenda social de extrema direita”, observou.

“Os esforços para remover a presidente Dilma Rousseff não ocorrem através de um julgamento legal, e sim político”, reforçou o senador norte-americano na nota. E, de maneira enfática, Sanders disse que “os Estados Unidos não podem se manter em silêncio enquanto as instituições democráticas de um de nossos mais importantes aliados são comprometidas. Precisamos defender as famílias trabalhadoras do Brasil e exigir que essa disputa seja resolvida através de eleições democráticas”.

Confira a íntegra da nota, traduzida por Inácio Vieira:

Segunda-feira, 8 de agosto de 2016

BURLINGTON, Vt., 8 de agosto – Na segunda-feira, o Senador dos Estados Unidos, Bernie Sanders, emitiu a seguinte nota fazendo um apelo para que Estados Unidos tomem uma posição definitiva contra os esforços pela remoção da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de seu cargo:

“Estou profundamente preocupado com os presentes esforços para remover a presidente do Brasil democraticamente eleita, Dilma Rousseff. Para muitos brasileiros e observadores, o controverso processo de impeachment se assemelha a um golpe de estado.

“Após suspender a primeira mulher presidente do Brasil por motivos duvidosos, sem mandato para governar, o novo governo interino extinguiu o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Uma representativa e diversa administração foi substituída por um gabinete constituído apenas por homens brancos. A nova administração não eleita rapidamente anunciou planos para impor austeridade, aumentar a privatização e implementar uma agenda social de extrema direita.

“Os esforços para remover a Presidente Dilma Rousseff não ocorrem através de um julgamento legal, e sim político. Os Estados Unidos não podem se manter em silêncio enquanto as instituições democráticas de um de nossos mais importantes aliados são comprometidas. Precisamos defender as famílias trabalhadoras do Brasil e exigir que essa disputa seja resolvida através de eleições democráticas”.

Link original:
http://www.sanders.senate.gov/newsroom/press-releases/sanders-condemns-efforts-to-remove-brazils-democratically-elected-president

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também