Benedita relata projeto sobre valorização do trabalho doméstico  

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara designou, na quarta-feira (23), a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) como relatora do projeto de lei (PL 7.815/2017), da deputada Ana Perugini (PT-SP), que inclui a economia do cuidado no cálculo anual do Produto Interno Bruto (PIB).

Agora, de acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa, abre-se o prazo de cinco sessões para que os deputados membros da comissão apresentem emendas ao projeto. Vencido esse período, a relatora terá 20 sessões para apresentar seu relatório, que também pode receber emendas, e o voto, em reunião ordinária da comissão. A partir do voto, os demais integrantes do colegiado se manifestarão pela aprovação ou rejeição do projeto.

Conforme determinação da Mesa Diretora da Câmara, o projeto não será votado em plenário. Após a análise da Comissão da Mulher, o texto passará pelos crivos das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e, se for aprovado, segue para apreciação do Senado.

Protocolado em junho, na Câmara, o projeto de lei prevê a inclusão da economia do cuidado, constituída pelos afazeres domésticos – como a limpeza da casa e a preparação de alimentos – e os cuidados com crianças, idosos, enfermos e pessoas com deficiência, no cálculo anual do PIB brasileiro.

Para que haja a contabilização, as atividades precisam ser mensuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da ampliação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e inseridas no Sistema de Contas Nacionais (SCN), mecanismo usado pelo instituto para aferir o fluxo de produção e o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

O projeto ainda estabelece que o governo federal – por meio do Banco Central e dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão – considere a economia do cuidado em suas análises e na elaboração de políticas públicas que valorizem o trabalho doméstico não remunerado e, consequentemente, contribuam com a busca de igualdade entre homens e mulheres.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex