A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) registrou em plenário a participação de deputados brasileiros no funeral do líder sul-africano Nelson Mandela. Além de Benedita da Silva, integraram a delegação oficial, representando o Parlamento brasileiro, a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) e os deputados Luiz Alberto (PT-BA) e Vicentinho (PT-SP).
“Esta missão muito nos honrou por representar o povo brasileiro naquele momento especial dos sul-africanos. O país e o mundo pararam para homenagear Mandela. Em toda a minha vida, jamais vi cenas iguais às presenciadas no velório e funeral de Madiba Tata. Essa palavra Tata significa pai na língua xhosa, uma das línguas oficiais da África do Sul, e é o termo carinhoso usado para Mandela, porque, para o mundo, ele era, é e continuará sendo um pai”, afirmou Benedita da Silva.
Ainda de acordo com a petista, “para o povo sul-africano e para as populações que continuam enfrentando racismo e opressão, Mandela sempre será o herói que lutou e dedicou a vida para livrar seu povo do regime de segregação racial — o apartheid. Mandela vive. Viva Mandela!”, ressaltou Benedita da Silva.
Gizele Benitz