A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) apresentou hoje (5), em plenário, questão de ordem arguindo o desvio de atribuição da Procuradoria Parlamentar da Câmara. A iniciativa de Benedita da Silva questiona duas ações apresentadas pela Procuradoria – uma na Justiça Federal e a outra no Supremo Tribunal Federal (STF) – contra declarações feitas pelo ex-presidente Lula e pela presidente Dilma Rousseff sobre o pedido de impeachment.
Uma ação pede retratação de Lula e indenização de R$ 100 mil por ter dito que “uma quadrilha legislativa” estaria implantando a “agenda do caos” no País. Outra questiona o que Dilma entende por “golpe”.
A deputada Benedita da Silva reagiu com indignação às ações da Procuradoria Parlamentar da Câmara. “É um verdadeiro absurdo! Deputados do DEM, do PSDB e de outros partidos vêm para esta tribuna, apontam para nós e nos chamam de quadrilha, e nós nunca entramos com uma ação. Nos chamam de ladrões, desacatam a cada mulher neste plenário. E a Procuradoria Parlamentar desta Casa nunca se importou. Agora, estão questionando a presidenta Dilma e o presidente Lula. São dois pesos e duas medidas. É um desrespeito a cada um de nós. Chega de golpe, institucional, inclusive”, cobrou a parlamentar do PT.
Pelo Regimento Interno, a questão de ordem é recebida pela Mesa Diretora e, depois, analisada pela Presidência da Casa.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara