A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) lembrou, em plenário, os 40 anos da independência de Angola. “Há 40 anos, em 11 de novembro de 1975, Angola, país ao qual estamos ligados por laços de sangue, libertou-se da dominação estrangeira e proclamou sua liberdade e independência, conquistada com suor, lágrimas e sacrifícios por meio de uma luta difícil e corajosa que durou mais de 27 anos”, disse.
O Brasil foi o primeiro país no mundo a reconhecer a independência de Angola. “Por isso, também celebramos os 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países”, disse.
Benedita da Silva afirmou que os laços entre Brasil e Angola são históricos e de sangue, pois este país africano contribuiu para a formação do nosso povo. “O Brasil foi o país que mais recebeu escravos africanos. Para se ter uma ideia, no século XVIII, recebemos 1.685.200 escravos, dos quais 550 mil vindos da Costa da Mina (que corresponde aos atuais Estados de Gana, Togo, Benin e Nigéria) e 1.134.600 vindos de Angola”, ilustrou .
PT na Câmara
Foto: Salu Parente