Benedita faz tradicional feijoada em comemoração ao Dia Nacional da Abolição

Feijoada_BeneNo dia em que se comemora a Abolição da Escravidão no Brasil,13 de maio, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) realiza no Rio de Janeiro sua tradicional feijoada para comemorar a passagem da data e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância de políticas públicas de reparação à comunidade negra brasileira. Em sua 26º edição, a deputada explica que herdou a tradição de sua mãe, que era descendente de escravos e sempre fez questão de convidar toda a família para comer a feijoada, receita criada pelos escravos no interior das senzalas das grandes fazendas de café na era do Brasil Colônia. Atualmente, informou Benedita, o evento reúne cerca de duas mil pessoas entre familiares, amigos, artistas e movimentos negros. Para assegurar a manutenção da tradição, Benedita conta que vira a madrugada do dia 12 preparando os caldeirões de feijoada.

“Há mais de cinquenta anos minha mãe sempre reunia toda a família nesta data, para que pudéssemos relembrar as histórias das minhas tias e avós, que eram escravas e aprenderam a receita da feijoada dentro das senzalas. Esta receita tem um simbolismo muito forte, porque representa a culinária da subsistência. A feijoada é a prova de que tivemos um longo período de escravidão no Brasil. Apesar da tristeza, os escravos acabaram revolucionando seus hábitos e costumes na culinária e a feijoada é a essência disso”, afirmou.

Benedita lembrou que os negros criaram a feijoada, que é feita basicamente das partes suínas menos nobres, não por opção, mas por condição. “Hoje, a feijoada brasileira e conhecida internacionalmente. É muito bom que este alimento faça parte da alta culinária brasileira, porque isso demonstra a capacidade de sobrevivência dos escravos, que sempre deram aquilo que eles tinham de melhor, neste caso o tempero” destacou a parlamentar, ressaltando que não é qualquer um que sabe fazer uma boa feijoada.

Marco – Para a petista, o dia 13 de maio representa um marco para a comunidade negra brasileira. “É uma excelente oportunidade para fazermos um balanço das conquistas e, também, de unirmos forças para concluir a libertação do nosso povo, dando a eles iguais condições de acesso à educação, saúde, salário e combater a discriminação”, finalizou.

A feijoada, conta a parlamentar, é animada com “muito samba, hip hop, pagode e alegria”. O evento acontece na Quadra da Unidos da Tijuca das 14h às 20h.

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também