A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) elogiou, em plenário, medida anunciada pelo Ministério da Saúde que vai oferecer a vacina contra o papilomavírus (HPV) a meninas de 10 e 11 anos. O vírus HPV é um dos responsáveis pelo câncer do colo de útero e, segundo o ministério, só este ano no Brasil podem ocorrer 17,5mil casos da doença.
Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados mais de 600 mil casos por ano de HPV e, mais de quatro mil mortes por ano causadas pelo câncer do colo de útero. Os investimentos serão mais de R$ 382 milhões.
A deputada lembrou que, recentemente, o Ministério da Saúde também anunciou medidas para ampliação do atendimento e recuperação econômica aos hospitais filantrópicos e Santas Casas do país. Um dos programas, o ProSUS, prevê, no prazo máximo de 15 anos, a quitação dos débitos das instituições que aderirem ao programa e, em contrapartida, seus hospitais ampliarão o número de atendimentos aos pacientes do SUS, cirurgias e exames.
“O acesso às melhorias da saúde dos brasileiros está avançando, não só por meio das políticas públicas do Governo Federal, mas também por meio de ações parceiras”, disse a deputada.
Equipe PT na câmara