A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) elogiou em pronunciamento no plenário a escolha da paquistanesa Malala Yousafzai para receber o Prêmio Nobel da Paz. “Essa jovem de 17 anos demonstrou sua coragem e determinação quando não se curvou, evidentemente, a que a religiosidade pudesse impor e impedir que as mulheres pudessem estudar. É uma bandeira das mulheres. É um orgulho e um exemplo para a juventude”, afirmou a parlamentar petista.
De acordo com Benedita da Silva, a adolescente “traz no seu corpo as marcas de uma luta pela emancipação feminina e pelo direito de igualdade de oportunidade entre homem e mulher diante da infinita guerra civil promovida pelos extremistas talibânicos e fundamentalistas do seu país”.
Malala Yousafzai foi baleada na cabeça e no pescoço, em uma tentativa de assassinato promovido pelos talibãs armados quando voltava para casa num ônibus escolar. A deputada Benedita da Silva acrescentou que a jovem resistiu e continua mais forte na sua luta. “Na sua energia intransponível sempre reafirma que no Paquistão, quando é proibida de ir a escola, compreende o quão importante é a educação. A educação é o poder das mulheres”, disse a petista.
Gizele Benitz