A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e o deputado Jorge Solla (PT-BA) prestaram apoio a todos os estudantes brasileiros que neste exato momento ocupam cerca de mil escolas, institutos federais e universidades de todo o País em protesto à proposta de emenda à Constituição (PEC 241) que congela por 20 anos os recursos – entre outras áreas – para a educação e a saúde. O discurso dos deputados ocorreu minutos antes de começar a sessão de votação da PEC em segundo turno nesta terça-feira (25).
“Essa PEC – que é vendida como se fosse equilibrar as contas e colocar a economia brasileira nos trilhos – é na verdade um retrocesso. A PEC 241 não vai solucionar problemas, vai criar um grande problema para o Brasil. Se ela for aprovada, a estimativa de perda na educação para os próximos dez anos está na Casa de R$ 58 bilhões. Portanto, a PEC 241 é maléfica para o povo brasileiro”, afirmou Benedita.
A deputada lembrou ainda que particularmente os estudantes do ensino médio também estão dizendo “não” à medida provisória (MP 746) que reformula o próprio ensino médio. “O governo Michel Temer está excluindo da grade escolar disciplinas importantes para a formação da cidadania dos nossos estudantes, como filosofia, sociologia e educação física”, completou.
Jorge Solla saudou a luta dos estudantes e dimensionou o desastre que será proporcionado por essa medida, caso ela entre em vigor. “A PEC 241 é desastrosa para essa geração, pois, em 20 anos, reduzirá os gastos públicos com políticas sociais de 20% do PIB para 13%. Pasmem os senhores: sabem qual país do mundo gasta 13% do Produto Interno Bruto [PIB] com políticas públicas? Nenhum! Os países mais pobres do mundo gastam, em média, 25% com políticas sociais. Os países do porte do Brasil se encontram na casa de 40% do PIB”, detalhou.
Justamente pela destruição que essa PEC será capaz de promover, Solla disse ser favorável à realização de um referendo para que a população brasileira diga se concorda ou não em destruir as políticas sociais do País. “Num governo golpista com um Congresso golpista, a única maneira de decidir com legitimidade é consultando a população, através de um referendo. Ela é que via dizer se quer tirar dinheiro da educação e da saúde para pagar juros, para pagar lucros para os banqueiros”.
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara