O deputado Luiz Lula Couto (PT-PB) e a deputada Benedita Lula da Silva (PT-RJ) destacaram no plenário a movimentação que ocorre desde sábado (11), em frente à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde o ex-presidente Lula se encontra após decidir cumprir a prisão ilegal e abusiva decretada pelo juiz Sérgio Moro.
“Quero saudar e elogiar a atitude de coragem e demonstrações de amizade por parte da sociedade, bem como das instituições do MST, MTST e diversos representantes da sociedade brasileira que estão chegando de todos os lugares do Brasil para reforçarem a luta, em Curitiba, pela liberdade do ex-presidente Lula”, afirmou Luiz Lula Couto.
O deputado disse reconhecer que todas as pessoas mobilizadas diretamente para libertar Lula estão na verdade se levantando contra um sistema opressor, tirano e cruel, alicerçado no golpe de 2016. “Sei que até alguns de vocês estão entregando suas próprias vidas e estão entrando para a história de uma forma positiva e heroica”, considerou.
Couto afirmou que participou das manifestações pró-Lula que ocorreram na Paraíba e disse que o sentimento do povo paraibano é único: de clamor por justiça. “Ao mundo todo, viemos para lutar! Todos estamos com Lula, todos somos Lula e seremos as vozes e as ideias de Lula até que as injustiças virem justiça”, concluiu.
A deputada Benedita Lula da Silva, ao falar da mobilização em Curitiba, repudiou o episódio ocorrido na terça-feira (10) em que nove governadores e três senadores que se deslocaram até a capital paranaense foram impedidos de visitar Lula. “Nada menos do que um terço dos governadores do País, representando milhões de cidadãos e cidadãs, foi impedido de exercer o seu direito legal de visita a um preso e por decisão superior do juiz de primeira instância que comanda a Justiça do Brasil”, criticou.
Benedita lembrou que, apesar de toda a manipulação do noticiário pela grande mídia, o enredo em curso atualmente no Brasil está cada vez mais claro para a sociedade e para a opinião pública internacional. “O roteiro é por demais conhecido e repetido historicamente pelas forças opressoras do povo. Foi assim contra Gandhi, contra Martin Luther King e contra Mandela, só para citar os mais conhecidos. Prenderam Lula sem provas, porque é o candidato favorito do povo para ser presidente para resgatar seus direitos roubados e para fazer o País retomar o pleno Estado democrático de direito”, detalhou a deputada.
Em tom de determinação, ela reforçou que nenhuma tentativa de barrar a verdade sobre a condenação injusta de Lula vai surtir efeito. “Cada decisão arbitrária contra Lula, cada repressão que se faça contra as manifestações de solidariedade, cada proibição de visita ao maior presidente que o Brasil já teve, mais e mais suas ideias e sua força política vão tomar conta do País, dos corações e das mentes”, concluiu.
PT na Câmara
Fotos: Lula Marques/Liderança do PT na câmara