A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) elogiou, em pronunciamento no plenário, a implementação pelo governo Dilma do Programa Brasil Sem Miséria, que, de acordo com ela, completa dois anos demonstrando que a construção de outro Brasil é possível. “Isso é dignidade e compromisso com a democracia e com os direitos humanos e sociais do povo brasileiro”, disse a petista.
Na avaliação de Benedita da Silva, o programa hoje é referência no combate à pobreza. “O Brasil Sem Miséria criou, fortaleceu e integrou outras iniciativas, como o Programa Bolsa Família, que completa também dez anos em 2013 e representa uma mudança de paradigmas, porque foi o primeiro projeto de governo centrado em políticas sociais de combate à pobreza”.
Com a transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o País, acrescentou a parlamentar petista, “criou-se uma rede de proteção para os pobres, garantindo o mínimo para a sobrevivência, conseguindo retirar mais de 20 milhões de brasileiros da extrema pobreza”.
Benedita da Silva lembrou ainda outros programas sociais implementados pelo governo Dilma. Entre eles, o Brasil Carinhoso; o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que oferece assistência técnica e recursos para colaborar com o enfrentamento da pobreza e fortalecer a agricultura familiar.
“O plano Brasil Sem Miséria representa um novo patamar de desenvolvimento para o nosso País. Ajuda a virar uma página decisiva de uma longa história de exclusão social. E nessa página está escrito que mais de 2,5 pessoas estão abandonando a pobreza extrema”, frisou a deputada Benedita da Silva.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara