BC mantém país refém de juros abusivos e gera pessimismo com a economia

Imagem: BCB - Site do PT

As escorchantes taxas de juros praticadas pelo Banco Central intoxicaram o ambiente econômico do país de tal modo que a imprensa mal dá conta de cobrir a avalanche de notícias negativas decorrentes do índice de 13,75% em que estacionou a taxa Selic desde meados do ano passado. Em um cenário de crise de crédito e endividamento de empresas e famílias, não é surpresa que parte dos brasileiros venham manifestando certo pessimismo com a economia, como mostra a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo no domingo (2).

Embora não sejam maioria, 26% da população consideram que haverá uma piora do quadro econômico nos próximos meses. Em dezembro, o percentual era de 20%. “Entre os que contam com uma melhora, houve uma queda de 49% para 46%”, relata o jornal.

“A taxa Selic de 13,75% do Banco Central está sabotando o Brasil e todo mundo paga o preço”, dispara o ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. “77,9% da população está endividada”, insiste Pimenta. “69,4 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Nesse cenário, o BC mantém os juros reais mais altos do mundo. Se não é sabotagem, qual a explicação?”, questiona o ministro.

Crise de crédito

De fato, o noticiário econômico reflete essas preocupações. De acordo com reportagem do Estado de S. Pauloo crédito para empresas desapareceu e os donos de diversos negócios iniciaram a renegociação de dívidas e pedidos de recuperação judicial e extra judicial como uma estratégia desesperada de sobrevivência. 

“A tendência, segundo analistas, é que as condições de crédito continuem duras pelo menos até o fim do ano, dificultando a operação das companhias brasileiras”, aponta o diário. “Para o Goldman Sachs, é provável que esse cenário piore”.

Prejuízos para empresas

Do mesmo modo, empresas têm registrado prejuízos na Bolsa de Valores. De acordo com levantamento do TradeMap para o E-Investidor, no ano passado, o lucro líquido de 295 companhias caiu mais de 17%  em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, as despesas financeiras dispararam quase 50%.

A Selic também tem atuado para frear a intenção dos brasileiros na compra de imóveis, cujas taxas de financiamento têm subido constantemente. Entre o final de 2021 e o ano passaado, a taxa média subiu de 9,2% para 10,2% ao ano, mais TR. “No médio e alto padrão, há temor de que os clientes não consigam se qualificar para a compra do imóvel, ou prefiram postergá-la”, informa o Valor.

Não é por outro motivo que a maioria esmagadora da população, mais de 80%, apoia Lula em sua cruzada por uma queda na taxa de juros, já que o país tornou-se refém do plano perverso de Campos Neto de derrubar a economia brasileira.

“Ninguém aguenta mais pagar tantos juros!”, exclama Pimenta. “O Brasil precisa voltar a crescer e o povo precisa comprar sem se endividar. 13,75% de Selic é um absurdo e o país está junto com Lula”, confirma o petista.

PTNacional, com FolhaEstadão e Valor

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100