Basta de violência

Em nota, Secretaria Nacional de Mulheres e Diretório Nacional do PT condenam exposição do caso da criança de 10 anos, vítima de estupro e abuso sexual.

O Brasil vem assistindo com indignação a exposição do drama de uma criança de 10 anos que teve de interromper gestação decorrente de uma sequência de estupros praticados pelo tio da vítima. O hospital estadual no Espírito Santo designado para atender a criança recusou-se a obedecer a ordem judicial de interrupção da gravidez, que por isso foi realizada pela equipe médica do hospital da Universidade Estadual de Pernambuco, o CISAM, em Recife.

Ao chegar à capital pernambucana para ser atendida, no entanto, a criança foi exposta a novos atos de violência e agressão a seus direitos, por parte de um grupo composto por líderes religiosos e políticos de extrema direita, que se utilizaram daquele momento de dor para exploração política e eleitoral.

Distorcendo a leitura da religiosidade cristã, organizaram uma barreira na entrada do hospital na tentativa de impedir o atendimento à criança. Em total inversão da realidade e dos valores humanos, chamaram a vítima de “assassina” e expuseram o nome da criança e o endereço do hospital em redes sociais controladas por criminosos de extrema-direita.

Além de ser inequivocamente desumana, a crueldade desses grupos infringiu o Artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante o direito à inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

O abuso sexual é uma violência inaceitável, de consequências terríveis para o desenvolvimento sexual, da sociabilidade e da própria formação humana da vítima. Cabe ao estado promover o acompanhamento médico e psicológico sempre que o ambiente da proteção familiar for corrompido. A violência a que esta criança foi exposta é ainda mais grave levando em conta que o trauma extrapolou o privado e se tornou público, fazendo com que a violenta quebra de sua individualidade agrave os problemas que esse episódio alcançará ao longo de sua vida.

Na última década, o Brasil registrou mais de 177 mil notificações de abuso sexual contra crianças. Cerca de 70% destes abusos ocorrem no ambiente familiar, cometidos por parentes ou pessoas próximas às vítimas. Durante a Pandemia tivemos um aumento de 60% nesses registros de violência doméstica a vulneráveis, tornando ainda mais necessário o debate e as formulações ante aos retrocessos das políticas públicas de proteção à infância e combate aos abusos.

O PT saúda as mulheres pernambucanas que foram à frente de resistência para garantir os direitos da vítima e exige que o Estado garanta a proteção necessária para essa criança daqui por diante, promovendo atendimento psicológico especializado e acompanhamento de saúde para seu desenvolvimento e proteção contra a exposição a qual foi submetida.

Seguimos firmes na luta contra o abuso sexual e afirmamos total solidariedade a esta criança e a todas as vítimas deste crime.

 

BASTA DE VIOLÊNCIA E DE ABUSOS

PELA VIDA, PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DAS MULHERES

 

Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores

17 de agosto de 2020

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex