Base do governo protocola pedido de CPI ampla que investigará trensalão tucano

VicentinhoAssinaturas

Foto: Gustavo Bezerra/PTNACÂMARA

Os líderes do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), e no Senado, senador José Pimentel (PT-CE), juntamente com o líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), protocolaram nesta quinta-feira (3), na Secretaria-Geral da Mesa do Senado, pedido de abertura de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar várias denúncias de corrupção envolvendo a utilização de recursos públicos.

A proposta apresentada pelos líderes petistas não foca apenas a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras, como pretende o bloco oposicionista liderado pelo DEM e PSDB. A proposição amplia o escopo da investigação para os metrôs de São Paulo, sob gestão do PSDB, e do Distrito Federal, em governos do PSDB e DEM, o porto de Suape, em Pernambuco, sob administração do PSB,  e contratos na área de tecnologia digital.  

O requerimento contou com a assinatura de 32 senadores e 219 deputados, números superiores ao exigido pelos regimentos interno das duas Casas.

“O que queremos é a apuração da verdade”, disse o líder Vicentinho. ” E, se nas investigações do metrô de SP, do caso da Suape ou da Petrobras ficarem comprovadas irregularidades, os responsáveis deverão ser punidos”.

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, disse que o tema proposto pela oposição é recorrente. Ele explicou que em 2010, a pedido dos mesmos partidos, DEM e PSDB, foi instalada uma CPI que investigou as mesmas denúncias, ou seja, aquisição de Pasadena e a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. De acordo com Chinaglia, o resultado produzido por essa CPI foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Polícia Federal, os quais prosseguem com as investigações.

Ele avaliou que a nova investida da oposição “não faz justiça com o trabalho desenvolvido pelo próprio Senado, à época”.

Arlindo Chinaglia frisou que o governo e a base aliada vão agir com “seriedade”, para investigar tudo. Ele disse ainda que não há por parte do governo nenhuma preocupação e alertou: “Se a oposição quiser repetir o que ela fez na investigação do caso do senador Demóstenes Torres, de (Carlos) Cachoeira (bicheiro) e de um governador que já foi parlamentar do PSDB, saberemos, também, enfrentar situações como essa”.

O líder do governo no Senado, senador José Pimentel reafirmou que o governo não tem medo de qualquer apuração, tanto é que defendeu a ampliação da investigação da CPI . De acordo com ele, a proposta foi feita para dar tranquilidade à sociedade brasileira. “Nosso governo vai continuar investigando, combatendo e prendendo, dentro do Estado Democrático de Direito, todos aqueles que cometem desvios de recursos”, disse Pimentel.

Ele lamentou que tal prática não é verificada no estado de São Paulo, governado pelo PSDB. “Estamos há 20 anos tentando instalar uma CPI no estado de São Paulo. Ali, o PSDB não deixa investigar o desvio de recursos no sistema de transporte metroviário e ferroviário”, observou.

Pimentel adiantou que a leitura do requerimento de abertura da CPMI ocorrerá no próximo dia 15 de abril na sessão do Congresso Nacional.

Leia a íntegra do requerimento que pede a CPMI. Clique aqui

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100