O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), ao discursar durante a posse do novo diretório do partido no Ceará, disse ontem em Fortaleza que a “hora de Michel Temer está chegando”, fazendo referência à proximidade de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentar sua denúncia contra o presidente ilegítimo. “Há mais de uno, estamos gritando o ‘Fora Temer’ nas ruas e agora estamos perto de realizar essa bandeira. Por caminhos que a gente nem imaginava, as coisas estão acontecendo”, afirmou.
Zarattini chamou a atenção para a relevante decisão que deputados e deputadas deverão tomar após Janot apresentar sua denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque Michel Temer (PMDB) só poderá ser investigado se a Câmara dos Deputados aprovar a abertura do processo. “Deputados e deputadas vão ter que subir ao microfone e declarar o seu voto se é a favor de Temer ou se é contra. Eu tenho certeza minha gente de que vamos mobilizar este País. E ai daquele deputado que faltar [à votação], ai daquele deputado que votar a favor do Temer. Não vai nunca mais ser eleito”, completou.
Carlos Zarattini lembrou que a turma do golpe, ao tomar o poder, acreditava que iria ser fácil retirar os direitos do povo brasileiro, achava que os sindicatos e que a CUT estariam derrotados e não teriam capacidade de reagir. “Achavam que tudo seria muito fácil, mas não contavam com duas coisas fundamentais. A primeira: o nosso PT não se envergou, mas se levantou e decidiu liderar o povo brasileiro contra esse golpe. A segunda: a capacidade de luta, de resistência e de braveza do povo brasileiro. Esse povo brasileiro é um povo heroico, de luta, e que não se rende”, comemorou.
O líder desse ainda que é por esse caminho de mobilização que o Brasil continuará caminhando, fazendo manifestações e trazendo a juventude para a luta. “Muitos diziam que a juventude não estava mais querendo saber do PT, mas a gente vê que em cada ato são mais e mais jovens, mais mulheres, mais trabalhadores e trabalhadoras participando”, disse. “Por isso minha gente, está chegando a hora, é Fora Temer, é ‘Diretas Já’ e é Lula presidente, para tornar esse Brasil mais democrático, desenvolvido, justo e soberano”, concluiu.
O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), destacou a grande responsabilidade que as lideranças partidárias – juntamente com a militância petista – têm pela frente para reconstruir o partido, construir a candidatura Lula presidente e preparar um programa que recupere a soberania nacional e promova o desenvolvimento. “Neste momento, precisamos estar juntos, para dizer em alto e bom som: ninguém acaba com essa ‘raça’ chamada PT. Essa raça é a raça daqueles que lutam por um País democrático, daqueles que não aceitam esse golpe”.
Também participaram da solenidade de posse, a presidenta do PT Nacional, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), a deputada Luizianne Lins (PT-CE) e o senador José Pimentel (PT-CE).
PT na Câmara
Foto: Assessoria Parlamentar