A bancada do PT na Câmara vai solicitar à comissão executiva nacional do partido “um profundo engajamento” em torno da reforma política. De acordo com o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), o pedido será feito na reunião da Executiva Nacional, nesta quinta-feira (17), em Brasília. “A reforma política é prioridade da bancada do PT nesta legislatura.
E vamos levar a necessidade de o PT coordenar uma ampla campanha nacional pela reforma política”, explicou.
Essa campanha nacional, acrescentou o líder petista, deverá envolver a direção nacional do PT, os municípios, os estados, todos os parlamentares, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. “Essa campanha partidária vai ajudar na ampliação do debate e na mobilização com as centrais sindicais, entidades da sociedade civil, sindicatos, movimentos sociais, igrejas, União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outros”, disse Paulo Teixeira.
Ele afirmou ainda que também será proposto um calendário para debater o tema. O primeiro evento deverá acontecer no próximo dia 29 de março. “O PT tem uma proposta aprovada em congresso do partido. Então, a partir dessa proposta vamos fazer um seminário com a bancada na Câmara Federal, com a participação da Executiva Nacional e com os senadores para este debate”, informou Paulo Teixeira.
A ideia, segundo o líder, é ampliar a discussão realizando, inclusive, um seminário internacional, com experiências de outros países sobre o tema reforma política.
Gizele Benitz