Foto: Salu Parente
O coordenador da bancada gaúcha na Câmara, deputado Ronaldo Zulke (PT-RS), participou da audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na terça-feira (15), em Brasília. Sobre a Ferrovia Norte-Sul, segundo Zulke, o ministro aguarda a conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – cujo prazo é outubro deste ano – para, então, decidir qual traçado será executado. Segundo o deputado, o ministro espera, ainda, a manifestação de empresas interessadas na construção dos lotes (trechos que ligarão o Estado de Santa Catarina ao Porto de Rio Grande).
Zulke relatou que a opinião do ministro é favorável à construção das três pontes em discussão – que envolvem os municípios de Itaqui, Porto Mauá e Porto Xavier -, mas Paulo Passos também aguarda estudo de viabilidade técnica, esperado para o final do ano. Por se tratar de pontes internacionais, diz Zulke, o processo envolve relações binacionais.
“Vamos articular politicamente com o governo do Brasil e da Argentina, através de uma ação do Itamaraty, para termos um acordo sobre as funções de cada país na execução dos projetos”, adiantou o deputado. “Nosso objetivo é encerrarmos o ano com esta discussão concluída”, espera Zulke.
O parlamentar destacou a forte representatividade da audiência, que contou com a presença de entidades como a CUT, FIERGS, FAMURS, entre outras, deputados federais, prefeitos, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) e a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB-RS).
Assessoria Parlamentar