Nesta terça-feira (5) foram escolhidas as vencedoras da Medalha Mietta Santiago – Edição 2018 – concedida pela Secretaria da Mulher da Câmara. Com seis candidatas indicadas, o Núcleo de Deputadas do PT acabou apoiando a decisão quase unânime da bancada e ajudou a eleger, na categoria ouro, a professora Heley de Abreu (in memorian), que faleceu no dia 5 de outubro, vítima do incêndio criminoso causado por um vigia da creche onde trabalhava, na cidade de Janaúba (MG).
A tragédia, que também vitimou 9 crianças, só não foi maior porque Heley, já gravemente ferida pelo fogo, ajudou a salvar tantas outras das chamas. Em estado de comoção, 26 das 27 deputadas presentes, deram seu voto para homenageá-la. O único voto dissidente na categoria ouro foi para Maria da Conceição Tavares – indicada coletivamente pelas deputadas do Núcleo do PT e pelo Líder Carlos Zarattini (PT-SP).
Também foram eleitas Sueli Zeraik de Oliveira Armani – na categoria Platina, Joana D’Arc da Silva Cavalcanti – na categoria prata, e Maria Letícia Fagundes, que ficou com a medalha de bronze.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG) justificou a decisão da bancada feminina: “Diante da indicação do nome de Heley de Abreu, que sacrificou sua vida na tragédia de Janaúba para salvar a vida de muitas crianças, é justo homenageá-la. E, ao fazer isso, reconhecemos o trabalho e a dedicação de todas as pessoas que de uma forma anônima constroem com suas vidas uma perspectiva melhor para nossas crianças e juventude. Heley pagou com a vida e amor. Medalha de ouro para Heley!”.
Assessoria Parlamentar