Deputadas de 15 partidos com representação na Câmara se reuniram, nesta segunda-feira (31), com o presidente da Câmara e candidato a reeleição, Marco Maia (PT-RS), e declararam apoio a sua candidatura. Na reunião as deputadas apresentaram ao candidato, a proposta de criação de um projeto de resolução que garanta assento de uma mulher na Mesa Diretora da Casa. A medida funcionaria como uma cota, a ser preenchida por indicação exclusiva da bancada feminina.
Segundo a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), a criação deste mecanismo seria mais ágil e eficiente do que a tramitação de um projeto sobre o assunto. A deputada afirma que o momento histórico exige da Câmara uma posição de respeito às mulheres. “É inaceitável que após 185 anos de funcionamento do Legislativo, no limiar da 54ª legislatura, e com uma mulher governando o país, nós mulheres ainda não tenhamos garantido um lugar na composição da Mesa Diretora”, protestou.
A coordenadora da Bancada Feminina na Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), destacou o compromisso do candidato petista com as reivindicações da bancada feminina. “Houve um compromisso do deputado Marco Maia de abrir a agenda de votações da Casa para votação de projetos de interesse das mulheres”, afirmou. Segundo Janete Pietá, uma das sugestões apresentadas é de que haja uma reunião quinzenal da presidência com a bancada feminina para decidir a votação de pelo menos um projeto de interesse das mulheres a cada mês.
Janete Rocha Pietá informou que nesta terça-feira (1º), 45 deputadas devem assumir o mandato para a próxima legislatura (2011-2015).
Heber Carvalho.