Foto: Paulo H. Carvalho
O governo deve enviar na próxima semana ao Congresso Nacional uma proposta de renegociação das dívidas dos assentados da reforma agrária. A proposta foi anunciada durante reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, João Rabelo. Cerca de 30 parlamentares do PT compareceram à reunião.
O coordenador do Núcleo Agrário do PT na Câmara, deputado Padre João (PT-MG), comemorou a proposta do governo. “A proposta contempla os assentados que contraíram empréstimos e que hoje se encontram endividados”, afirmou. Ainda de acordo com o parlamentar, o governo também prometeu estudar uma forma de renegociar a dívida dos agricultores familiares.
A proposta do governo também agradou outros deputados petistas presentes à reunião. Para o coordenador adjunto do Núcleo Agrário, deputado Padre Ton (PT-RO), “a renegociação é muito boa porque abate uma parte significativa da dívida”, observou.
Já a deputada Luci Choinacki (PT-SC) destacou que o refinanciamento das dívidas vai influenciar até mesmo no desenvolvimento dos assentamentos. “Os assentados pagavam dívidas com juros de mercado, e agora vão pagar o valor real da dívida”, ressaltou.
Héber Carvalho