Bancada do PT quer que CPI da Petrobras investigue período FHC

SibaMachado

A Bancada do PT na Câmara defende a ampliação das  investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, para que sejam apurados todos os contratos e transações ocorridos desde 1997, período em que o tucano Fernando Henrique Cardoso presidia o País. “Sempre tivemos certeza de que o PSDB não podia dormir em berço esplêndido nessas denúncias e, como agora um dos delatores anunciou que o esquema de propina começou no governo FHC, é preciso apurar tudo, passar a estatal a limpo”, afirmou o líder da bancada, deputado Sibá Machado (PT-AC). A CPI será instalada na quinta-feira (26).

O líder petista se referiu ao depoimento do ex-gerente executivo de Engenharia da Petrobras, Pedro Barusco. Em delação premiada, Barusco afirmou que começou a receber propina da SBM Offshore, uma fornecedora da petrolífera, em 1997, ainda durante o governo FHC. Barusco disse à PF que abriu uma conta na Suíça no final da década de 1990 para receber as remessas ilegais de dinheiro da SBM, que, segundo ele, totalizaram US$ 22 milhões até 2010.

O líder Sibá Machado citou também entrevista da presidenta Dilma Rousseff concedida na última nesta sexta-feira (20), na qual ela critica a impunidade e ausência de investigação de casos de corrupção durante o governo FHC (1995-2002). A presidenta afirmou que se casos suspeitos de corrupção na Petrobras tivessem sido investigados durante o governo tucano, o esquema descoberto pela operação Lava Jato não ocorreria.

“Se em 1996 e 1997 tivessem investigado e, naquele momento punido, nós não teríamos o caso desse funcionário que ficou quase 20 anos praticando atos de corrupção. A impunidade leva a água para o moinho da corrupção”, afirmou Dilma na entrevista.

Anúncio – Nesta terça-feira (24) o líder Sibá Machado vai anunciar os nomes dos deputados petistas que participarão da CPI. “Vamos anunciar os nossos representantes e explicar como será a nossa atuação no colegiado. A nossa disposição será a de apurar tudo. Precisamos fazer uma devassa ampla, limpar tudo para que a empresa volte a fazer o que ela sempre fez de melhor que é explorar petróleo”. Sibá enfatizou que é fundamental que a Petrobras dê prosseguimento à exploração do pré-sal, que amplie a produção/dia de petróleo que representa a geração de trilhões para a economia brasileira.

Espetáculo – Sobre a possível batalha de requerimentos na CPI, especialmente por parte da oposição para convocação de petistas e integrantes do governo Dilma, o líder já deixou claro que essa é uma tática de quem não deseja apurar nada.  “Se a oposição vier nessa linha ficará claro que ela só quer fazer espetáculo, show político e não dever ser este o caminho, a Petrobras não pode passar por isso”, alertou Sibá Machado. 

Na avaliação do líder do PT há uma tentativa de satanização das finanças do PT. “Quem doou para o PT também financiou o PSDB e vários outros partidos políticos, então, tem que apurar tudo. Se é crime para um tem que ser crime para todos”, defendeu.

Aditamento – O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), também defendeu o aditamento para que a apuração seja ampla, geral e irrestrita. “Não podemos limitar a investigação só a partir de 2005, como propôs a oposição no seu pedido da CPI. As investigações têm que acontecer desde 1997, conforme está nos autos do processo”, defendeu Guimarães.  Ele acredita que o aditamento vai ser aprovado pelos integrantes do colegiado. “Não é razoável para quem quer apurar ser contra isso.”

Vânia Rodrigues, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex