A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara manifestou, nesta quinta-feira (6), total e irrestrito apoio à Marcha das Margaridas, que será realizada em Brasília nos próximos dias 11 e 12 de agosto (terça e quarta-feira). Integrantes do Núcleo Agrário da bancada, liderados pelo deputado Padre João (PT-MG)- coordenador do núcleo-, decidiram prestar apoio logístico para a realização do evento. A decisão contou com o apoio do líder do partido, deputado Sibá Machado (AC), durante reunião do colegiado com a coordenação do Marcha.
Todos os deputados do PT se comprometeram a contribuir pessoalmente com os gastos com transporte e alimentação de algumas delegações. Além disso, os gabinetes dos parlamentares irão divulgar nos meios de comunicações dos mandatos a Marcha das Margaridas e os meios para aqueles que quiserem contribuir financeiramente com o evento.
“A Marcha das Margaridas acontece em um momento estratégico do Brasil. Seja em relação à pauta já apresentada ou com relação à conjuntura política na qual vivemos. É de suma relevância que todas as manifestantes venham para Brasília com a convicção da importância do projeto político em curso no País e, sobretudo, do aprofundamento das políticas e programas que beneficiaram e que ainda beneficiarão os brasileiros”, destacou Padre João.
Ainda de acordo com o parlamentar, a bancada do PT também assume o compromisso de lutar pela viabilização da pauta de reinvindicações já entregues ao governo federal, e às presidências da Câmara e do Senado.
As reivindicações estão ligadas a temas como soberania alimentar; terra, água e agroecologia; sociobiodiversidade e acesso aos bens comuns; autonomia econômica, trabalho e renda; educação não sexista, educação sexual e sexualidade; violência; direito à saúde e direitos reprodutivos e democracia, poder e participação.
A reunião contou ainda com as presenças da coordenadora Geral da Marcha das Margaridas e Secretária de Mulheres da Contag, Alessandra Lunas, e dos deputados petistas Beto Faro (PA), Léo de Brito (AC), Leonardo Monteiro (MG), Marcon (RS), Nilto Tatto (SP), Odorico Monteiro (CE), Rubens Otoni (GO) e Zé Carlos (MA).
Marcha- A Marcha está marcada para acontecer entre os dias 11 e 12 de agosto (próxima terça e quarta-feira). A abertura do evento será no dia 11 (terça), às 19h, no Estádio Mané Garrincha. A presidenta Dilma Rousseff já confirmou presença no encerramento do evento, às 15h, no mesmo local.
A organização prevê a participação de 50 mil mulheres na Marcha. Confira a programação e como contribuir para a realização do evento.
Histórico– A Marcha das Margaridas é a maior manifestação pelos direitos das mulheres do mundo, e é coordenada pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e por 11 entidades parceiras.
O dia escolhido para a mobilização é sempre 12 de agosto, dia do assassinato de Margarida Maria Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Alagoa Grande, na Paraíba. Margarida morreu em 1983, aos 50 anos, vítima de um tiro de espingarda no rosto, crime encomendado por um latifundiário que se viu ameaçado pela luta constante da trabalhadora.
Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara