Bancada do PT lutará para manutenção do Programa Mais Médicos

O programa Mais Medico

O programa Mais Médico, criado no Governo Dilma, que conta atualmente com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas, corre o risco de sofrer um grande retrocesso no governo ilegítimo de Michel Temer. Ao assumir interinamente o Ministério da Saúde, Ricardo Barros, já anunciou sua intenção de rever as regras do programa e priorizar a contratação de médicos formados no Brasil.

“Isso seria uma sentença de morte para o programa”, afirmou o ex-secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto que era um dos responsáveis pelo programa. Ele participou da reunião da coordenação da Bancada do PT nesta terça-feira (17), para falar da sua preocupação com os rumos do Mais Médico. Ele explicou que dos 18.240 médicos do programa, cerca de 13 mil são estrangeiros, sendo 11mil e 500 cubanos. “Se foram retirar os médicos estrangeiros, cerca de 40 milhões de brasileiros que pela primeira vez estão contando com um atendimento de saúde de qualidade voltarão a não ter mais essa assistência”, alertou.

Hêider Pinto informou ainda que o pagamento dos médicos cubanos é feito por meio de contrato com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e que é bimensal. “Deixamos assegurado os recursos orçamentários para o pagamento de maio e junho mas, infelizmente, não sabemos o que pode acontecer depois disso” lamentou.

Além do apoio dos parlamentares, Hêider Pinto disse que contará com a mobilização dos movimentos sociais, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para impedir o retrocesso e o fim do programa. “A população não aceitará não ser cuidada com dignidade, a não ter atendimento médico perto de sua casa”, afirmou, acrescentando que pesquisas recentes revelaram que 73,9% da população é a favor de médicos estrangeiros no programa Mais Médicos.

Apoio – A coordenação da bancada apoiará a luta pela manutenção do Mais Médico. “Acabar com o programa é um absurdo, um acinte a tantos brasileiros e brasileiras que, pela primeira vez, passaram a receber atendimento médico de qualidade”, afirmou a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Vânia Rodrigues

Foto: Divulgação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100