Bancada do PT lamenta morte de Luiza Bairros: “Perda irreparável para os que lutam contra o racismo”, diz líder

Luizabairros AfonsoFlorence

Nesta terça-feira (14) o Brasil, as comunidades negra, quilombola e as mulheres perdem uma de suas figuras mais ilustres: Luiza Bairros – ativista na luta por igualdade racial e de gênero e que morreu de câncer de pulmão. Ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Seppir) no governo da presidenta Dilma Rousseff, Luiza Bairros dedicou sua vida incansavelmente à implementação de políticas sociais que contemplassem esse setor da sociedade brasileira.

Para o líder da Bancada do PT, deputado Afonso Florence (PT-BA) o falecimento da ex-ministra “é uma perda irreparável para todos que lutam contra o racismo, pelos direitos humanos, por uma sociedade justa, igualitária e socialista”.

“Quero me solidarizar à família e, em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores, manifestar nosso pesar”, disse comovido o deputado Afonso Florence. Ele fez questão de lembrar também do ativismo político da ex-ministra na construção do Movimento Negro Unificado (MNU) e, também, da parceria dela no fortalecimento do PT.

O líder petista disse ainda que a contribuição dada por Bairros “sempre foi de alta grandeza do ativismo político, da dedicação pessoal dessa importante líder”. Como ministra da Seppir, destacou, a contribuição de Luiza Bairros foi decisiva para os avanços no campo da igualdade racial.

A deputada licenciada Benedita da Silva (PT-RJ) fez questão de manifestar seu pesar. “Hoje é um dia de luto para o povo negro. Luiza Bairros Luiza foi e será sempre uma referência de luta e enfrentamento ao racismo e às desigualdades de raça e gênero. Feminista, intelectual e militante, passa para a história como porta-voz do movimento negro. Para mim foi um privilégio ter convivido com ela e sua inteligência. Luiza Bairros, presente!”, orgulhou-se Benedita.

O deputado Vicentinho (PT-SP)disse estar muito “consternado” com o falecimento da ex-ministra da Seppir. Ele lembrou da intelectualidade de Bairros e da sua colaboração com a causa do povo negro. “Essa notícia nos entristece. É um quadro que o Brasil perde, que nós perdemos. Ela representou com muita dignidade as mulheres e o povo negro nas funções que assumiu na Universidade Federal da Bahia e também no ministério”, destacou Vicentinho.

Ele disse ainda que Luiza Bairros contribuiu muito nas lutas que foram travadas no Parlamento em defesa da igualdade racial. O petista contou orgulhoso que foi no período que Bairros estava à frente da Seppir que a presidenta Dilma sancionou, com a chancela da ministra, o Hino à Negritude, projeto de lei de sua autoria.

Para Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Luiza Bairros “é daquelas pessoas que a gente pode dizer que plantou tão fundo a consciência racial que essa semente vai brotar”.

“Faço esse depoimento de quem teve o privilégio de viver, de aprender e estar com ela. Eu acredito que nos terreiras e nos quilombos os tambores tocam em homenagem ao significado que ela tem para todos nós. É uma perda muito difícil”, disse emocionada Maria do Rosário.

Sepultamento – Será na quinta-feira (14), às 15h, o sepultamento de Luiza Bairros. O velório será  na capela 9 do Cemitério João XXIII, em Porto Alegre,  e se inicia hoje, às 20h.

Benildes Rodrigues

UMA VIDA INTEIRA DE LUTA!

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/846570712110200/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100