A Câmara dos Deputados deu um grande passo nesta semana para garantir fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), para o financiamento público do setor e para assegurar a presença de médicos nos municípios mais carentes do País. A avaliação é do líder da Bancada do PT, deputado José Guimarães (CE), após o Plenário concluir nesta quarta-feira (9), com a apreciação dos destaques, a votação da medida provisória (MP 621/13), que cria o Programa Mais Médicos. O texto base aprovado ontem foi o relatório favorável do deputado Rogério Carvalho (PT-SE) à medida. A matéria segue para análise do Senado.
“Vencemos todos os obstáculos, todas as tentativas de impedir a aprovação desta MP. O governo da presidenta Dilma está de parabéns por ter possibilitado que o Congresso discutisse a fundo a questão da saúde pública no Brasil. Esta medida provisória representa um avanço para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para o financiamento da saúde publica do País”, ressaltou Guimarães.
O líder petista também elogiou a atuação da Bancada do PT na votação da medida. “A Bancada do PT foi 100% com o Mais Médicos. E a Câmara no ano de 2013, no 13 do Partido dos Trabalhadores está tomando as maiores decisões dos últimos anos e a MP dos Médicos é uma matéria de forte impacto na saúde pública”, enfatizou José Guimarães.
Para o relator da MP na comissão mista, deputado Rogério Carvalho, a aprovação da medida representa “uma vitória esperada há 40 anos por quem milita na área da educação médica no Brasil”. Entre os pontos que constam do texto aprovado, Rogério Carvalho destacou a universalização da residência médica, que assegura que o médico possa atuar em diferentes níveis de atendimento, de modo que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde.
Gizele Benitz
Ouça o Deputado Bohn Gass na Rádio PT