Bancada do PT faz transição de líder e apresenta anteprojeto de reforma tributária para o país

PauloTD1Em reunião da bancada do PT na Câmara nesta terça-feira (7), para escolha do novo líder petista, o deputado Paulo Teixeira (SP) apresentará aos 86 deputados do PT três anteprojetos de lei que tratam de sugestões para uma Reforma Tributária no País.

O material é resultado de intensos debates e estudos do Núcleo de Finanças e Tributação do PT na Câmara, por orientação de Paulo Teixeira.

Desde o ano passado, o núcleo vem se reunindo para retomar a discussão sobre a Reforma. O resultado inicial desse debate foi a elaboração de uma lista de propostas de alteração da legislação tributária constitucional e infraconstitucional, para tornar o sistema tributário nacional mais equitativo e justo. Nessa primeira etapa do trabalho, os três anteprojetos alteram a legislação infraconstitucional.

O primeiro deles visa a instituir o Imposto sobre Grandes Fortunas, previsto no art. 153, VII, da Constituição Federal, que ainda espera regulação por lei complementar. O segundo estabelece a incidência de imposto de renda sobre a distribuição de lucros e dividendos pagos e creditados pelas pessoas jurídicas, e sobre juros pagos e creditados a título de capital próprio. Esse anteprojeto ainda acaba com a isenção do imposto de renda sobre os rendimentos de títulos públicos adquiridos por investidores estrangeiros.

Por fim, o último anteprojeto dispõe sobre a redução a zero das alíquotas dos produtos alimentares que compõem a cesta básica nacional, relativamente à Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

 

Novo líder – A reunião da bancada do PT ocorrerá a partir das 10h, no plenário 1. Na primeira parte do encontro, será exibido um vídeo sobre o sistema carcerário brasileiro e serão apresentados os diversos setores e produtos da Liderança do PT. O processo de escolha e transmissão de cargo de líder deve ter início às 13h, com término previsto para as 15h.

O líder Paulo Teixeira (SP) afirma que será uma transição tranquila, pautada no consenso. “Estamos mobilizados para uma mudança de comando sem disputa”, garante. Ele deixará a bancada após um ano de intenso trabalho legislativo que mobilizou a bancada na votação de matérias importantes. Entre outros projetos, a política do salário mínimo; os programas “Brasil sem Miséria” e “Brasil Maior”; o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), a DRU (Desvinculação de Receitas da União), a Comissão da Verdade e a Lei de Acesso à Informação Pública.

Tarciano Ricarto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também