A bancada do PT na Câmara poderá definir já na próxima semana o nome do partido para concorrer à presidência da Casa. De acordo com o líder do PT, deputado Fernando Ferro (PE), os deputados petistas deverão realizar um encontro na segunda (6) ou na terça-feira (7) para definir qual será o procedimento do partido em relação ao tema.
“É possível que o PT defina o nome na semana que vem mas, evidentemente que isso vai depender de uma discussão que vamos aprofundar com os atuais e novos deputados da bancada. Temos que levar em conta que existem pelo menos quatro deputados que estão discutindo seus nomes junto à bancada”, explicou Ferro.
Nesse encontro, acrescentou o líder do PT, “vamos fazer uma avaliação do papel da bancada, que cresceu nas últimas eleições; do cenário político, das implicações dos nomes e, evidentemente, das possibilidades eleitorais desses nomes que estão aí sendo apresentados”, disse Fernando Ferro. “O PT é um partido que prioritariamente tem autoridade para apresentar um nome para a presidência da Câmara. Vamos definir junto a bancada e, em seguida, apresentaremos o nome aos partidos aliados e demais partidos”, acrescentou Ferro.
Sobre a possibilidade de acordo com os outros partidos para a composição da Mesa, o líder do PT acrescentou que é natural que a representação da Câmara seja plural e representativa da proporcionalidade das bancadas. “Portanto, deveremos trabalhar na perspectiva de garantir a representação que surgiu das urnas e compor a Mesa Diretora com todos os partidos que tem representação proporcional correspondente”, ressaltou o líder petista.
Gizele Benitz