Bancada do Nordeste avança no cronograma de ações

pedro eugenio saluA Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, coordenada pelo deputado Pedro Eugênio (PT-PE), reuniu-se na quarta-feira (29) com o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Ari Joel Lanzarin. Apesar de o feriado de Corpus Christi (30) ter antecipado a volta para casa de muitos parlamentares, o encontro para tratar da renegociação das dívidas de agricultores afetados pela seca teve participação em peso dos integrantes. Outros assuntos também foram discutidos e houve avanço na pauta do colegiado.

Lanzarin informou que o BNB tem obtido sucesso na renegociação das dívidias. Segundo ele, mais de R$ 3 bilhões já foram renegociados. Cerca de 300 mil operações foram feitas. Essas operações, no entanto, tratam e sua maioria dos pronafianos – aquele que captam recursos do Pronaf. A Bancada, no entanto, irá discutir saídas com o Ministério da Fazenda para incluir no processo de renegociação os demais produtores (pequenos e médios).

“Nós solicitamos que o banco forneça informações daqueles produtores que não foram atingidos pelas leis existentes. Ao que tudo indica, não é um numero expressivo, mas é conjunto de produtores que queremos conhecer. Temos reunião com Ministério da Fazenda para discutir esses casos que escaparam. Devem ser casos mais antigos”, detalha o coordenador da Bancada do Nordeste.

Cronograma – Durante a reunião, Pedro Eugênio falou sobre o avanço no cronograma da Bancada do Nordeste, que atua com um plano de trabalho e uma lista de atividades envolvendo seminários, cafés da manhã e reuniões específicas com um Grupo de Trabalho (GT).

“Estamos tratando da reestruturação dos órgãos federais que atuam no Nordeste, da questão do Fundo de Participação dos Estados (FPE), e fazendo um levantamento sobre infraestrutura para a região, com ênfase na infraestrutura hídrica. O deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) está responsável por este levantamento. Com ele poderemos fazer uma publicação sobre o tema, estado por estado”, detalhou Pedro Eugênio.

O GT também irá trabalhar especificamente a questão do crédito, além focar no desenvolvimento rural, e no pós-seca. Segundo o coordenador, a Bancada e a Embrapa articulam um levantamento sobre a tecnologia apropriada pra que o Semiárido se torne um ambiente produtivo e sustentável.

O superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landin, participou do debate e falou sobre as atuais necessidades e o plano de atuação do órgão. Ele pediu apoio da Bancada. Uma nova reunião para tratar do tema será marcada. Na ocasião, falarão sobre a ideia de se criar o fórum de entidades federais que atuam no desenvolvimento do Nordeste.

“Vamos trabalhar para intermediar e garantir a interação entre BNB, Sudene, Codevasf, DNOCS, todos esses órgãos que têm responsabilidade no desenvolvimento do Nordeste. A reunião deverá acontecer no BNB, em Fortaleza, no dia do aniversário do banco, dia 19 de julho”, detalhou Pedro Eugênio.

Assessoria Parlamentar

Foto: Salu Parente/PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo