Bancada do Nordeste atuará pela redistribuição de recursos

O coordenador da bancada do Nordeste na Câmara, deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), declarou que a bancada nordestina já está trabalhando em torno de uma agenda que pautará os debates do segundo semestre deste ano com vistas a atender às necessidades da região. O deputado disse que dará ênfase a projetos voltados à redistribuição de recursos aos estados do Nordeste e ao apoio à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), recriada por iniciativa de um projeto de Lei do qual Zezéu foi o relator.

Esta semana o deputado criticou a falta de investimentos dos bancos na região e disse que espera que no segundo semestre, “a redistribuição de recursos seja definida de forma proporcional e justa” e que a própria sociedade reconheça a melhoria da participação do Nordeste nos índices do Produto Interno Bruto (PIB) do País. “Se queremos o Brasil como destaque no mundo, é preciso olhar com cuidado a questão das desigualdades . Primeiro, o nosso olhar regional, retificando as evasões na distribuição de recursos públicos, depois reconhecendo a região como parte ativa e importante no desenvolvimento da economia do Brasil”,disse.

Sobre a agenda que define as atividades da bancada, o deputado afirma que já está em andamento. ” Diretrizes importantes serão discutidas, principalmente o plano de desenvolvimento regional, que pretendemos trabalhar articulando junto às questões orçamentárias para igualar, pelo menos em nível regional, os níveis econômicos no Nordeste”, declarou o parlamentar.

O parlamentar espera que a Sudene acompanhe de perto as questões relativas à sua área de atuação. “Acompanhando de perto o que acontece com a nossa região, é possível que as mudanças esperadas de fato aconteçam. Quando se fala em desenvolvimento do Nordeste, muitos não acreditam, e isso dá espaço para a discriminação que a nossa região sofre”.

Para o parlamentar, um dos principais problemas quanto ao reconhecimento do Nordeste no desenvolvimento do País, é a opinião da sociedade. “A própria sociedade precisa enxergar alternativas de crescimento no Nordeste que é uma região que tem capacidade de levar o Brasil mais adiante, mas os outros estados precisam parar de ver o Nordeste sempre como um problema, e sim, pensar na região como uma boa alternativa”, concluiu.

Zezéu Ribeiro, ressaltou a importância de se criar uma legislação para fiscalizar de forma crítica e técnica os depósitos e movimentações financeiras que definem a distribuição de renda dos estados. Disse que neste semestre, “a bancada estará focada em projetos que minimizem as evasões financeiras, inibindo o crescimento econômico e social da região Nordeste”.

Hérika Tavares estagiária em jornalismo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também