A bancada do PT na Câmara realiza nesta terça-feira (7), às 15 h, a segunda reunião para a discussão do seu papel na escolha do próximo presidente da Casa. Para o encontro, o líder da bancada, Fernando Ferro (PE), convidou os deputados atuais e os eleitos para a próxima legislatura (2011-2015). Os parlamentares vão discutir também um cronograma de atividades para 2011.
O PT elegeu em outubro passado 88 deputados e fez a maior bancada da Câmara, um crescimento de 6%, em relação à eleição de 2006, quando o partido elegeu 83 deputados. Pela tradição da Câmara, a Presidência da Casa caberá ao PT, que terá na próxima legislatura a maior bancada parlamentar. Os demais cargos da Mesa Diretora são preenchidos conforme estabelece o regimento interno da Câmara, obedecendo à proporcionalidade partidária.
Na atual legislatura houve um rodízio entre as duas maiores bancadas – o PT, com o deputado Arlindo Chinaglia (SP), que presidiu a Câmara nos dois primeiros anos, e o PMDB, com o deputado Michel Temer (SP), nos dois últimos.
Na primeira reunião da bancada, realizada no dia 10 de novembro passado, ficou definido que o partido apresentará apenas um nome do PT para a disputa do cargo. “Estamos iniciando um processo de discussão que definirá o nome que apresentaremos, no momento adequado”, afirmou o líder da bancada.
A ideia, continuou Fernando Ferro, é fazer uma ampla negociação também junto aos demais partidos para que não haja disputa pela Presidência da Câmara entre as agremiações da base aliada.
Encontro com Lula – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou a atual bancada do PT na Câmara para um café da manhã na quinta-feira (9), às 8h30, no Palácio do Planalto. Além de reforçar os fortes laços do presidente com a bancada, o encontro servirá também para uma despedida, explicou Fernando Ferro.
“Será um encontro de confraternização histórico, de caráter mais afetivo. Nossa bancada foi a mais fiel no apoio ao governo Lula em seus dois mandatos, exercendo um papel preponderante no Congresso Nacional, em momentos cruciais”, disse Ferro.
Vânia Rodrigues