A Bancada do PT adiou para as 15 horas de hoje a reunião que irá decidir o nome do partido que irá disputar o comando da Câmara dos Deputados para o biênio 2011/12. A decisão de adiar a decisão, segundo o líder Fernando Ferro (PT-PE), deveu-se à necessidade ampliar as negociações em busca de um nome de consenso.
Três parlamentares estão na disputa: Arlindo Chinaglia (SP), ex-presidente da Câmara; Cândido Vaccarezza (SP), líder do governo na Câmara; e Marco Maia (RS), vice-presidente da Casa. A Bancada vai também escolher o novo líder para o ano de 2011.
Na avaliação de Ferro, ainda há chance de consenso em torno de um único nome, de modo a evitar um processo de votação. Mas ele admitiu também que um prazo maior facilita aos candidatos a construção de uma maioria entre os 88 deputados que se elegeram para a legislatura 2011/15. Além disso, vários deputados da nova bancada ainda não haviam chegado a Brasília até o final da manhã de hoje.
MAIOR BANCADA – O PT saiu das últimas eleições com a maior bancada e, pela tradição, detém o direito de presidir a Câmara. O PT fechou um acordo com o PMDB – detentor da segunda maior bancada – para dirigir a Câmara nos primeiros dois anos da legislatura. Pelo acordo, o PMDB dirigirá a Câmara nos dois últimos anos da próxima legislatura. A eleição para os demais cargo da Mesa Diretora segue o critério da proporcionalidade partidária.
Segundo Fernando Ferro, se não for conseguido um nome de consenso para o cargo de presidente da Câmara, haverá votação, mas os parlamentares vão decidir se aberta ou secreta. . “Haverá segundo turno, se na primeira rodada de votação o postulante não conseguir mais de 50% dos votos”, completou o líder.
NOVO LÍDER – Na disputa para a Liderança, estão os deputados Jilmar Tatto (SP), José Guimarães (CE) e Paulo Teixeira (SP). O escolhido assumirá o cargo somente em fevereiro. Até lá, Fernando Ferro continua no comando da Bancada.
Paulo Paiva