Audiência sobre Ensino Médio em MG expõe necessidade urgente da reforma

reginaldolopess
 
A criação de um currículo mais flexível, a divisão do conteúdo por áreas e o investimento na formação profissional dos estudantes foram algumas das sugestões apresentadas, nesta quinta-feira, (03), para a reforma do ensino médio. Durante a audiência, promovida na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pela Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), também foram debatidas a necessidade de aumentar a atratividade e a permanência dos alunos.
 
Para Reginaldo Lopes, um dos erros do atual modelo é a priorização da memorização. Hoje, segundo ele, há um excesso de conteúdo. Por isso, para o parlamentar, o maior desafio é realizar uma reforma curricular que valorize áreas do conhecimento em vez de uma grande quantidade de disciplinas. Como solução, Reginaldo Lopes defendeu uma grade com disciplinas obrigatórias e optativas, ou seja, um currículo nacional, mas flexível. O presidente da comissão especial também defendeu o investimento em disciplinas que possam preparar o aluno para o mercado de trabalho.
 
Outro desafio, segundo o deputado petista, é a melhoria da infraestrutura, que não está, muitas vezes, adequada para o ensino, já que em muitas escolas faltam biblioteca, sala multimídia, áreas de convivência e para a prática de esportes. 
 
Essa dificuldade pode ser comprovada pelos números apresentados durante a audiência. De acordo com a secretária adjunta de Estado de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires, apenas 65% dos estudantes brasileiros chegam ao ensino médio. Desse total, no primeiro ano, 16,8% são reprovados e 11,6% abandonam os estudos. Em Minas, 15,2%, ou seja, cerca de 26 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental não chegam ao primeiro ano do ensino médio.
 
A secretária adjunta afirmou que é necessária uma mudança para um modelo de escola que atenda aos anseios dos jovens e apresentou o projeto Reinventando o Ensino Médio, do governo mineiro, para repensar o currículo das escolas estaduais. Um dos principais objetivos do projeto é preparar o aluno para a continuidade dos estudos e para o mundo do trabalho. Para que isso seja possível, o currículo escolar será composto por  2.500 horas para formação básica do aluno e 500 horas para formação específica, com conteúdos curriculares voltados para a empregabilidade.
 
Críticas – Sobre o projeto Reinventando o Ensino Médio, a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, Beatriz Cerqueira, questionou que ele foi construído sem a participação dos professores. “O professor tem que ser reconhecido como sujeito de elaboração”, defendeu.
 
Beatriz elogiou a iniciativa da reunião, promovida pela Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio, que, segundo ela, pela primeira vez permitiu a pluralidade de ideias, realizando um debate entre professores, estudantes, Governo Estadual e Federal e o Legislativo Estadual.
 
A presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Manoela Braga, disse que o ensino médio não corresponde às expectativas da comunidade escolar. Por isso, para ela, a escola precisa abandonar os formatos atuais e buscar novos modelos. Ela defendeu ainda que o currículo considere as diferenças regionais. 
 
Participaram também das discussões os deputados estaduais Rogério Correia (PT-MG), Adelmo Carneiro Leão (PT-MG) e Paulo Lamac (PT-MG), que defenderam um maior reconhecimento e investimento nos professores. 
 
Assessoria parlamentar
Foto: Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100