Agência Câmara
O deputado Toninho Wandscheer (PT-PR) participa nesta quinta-feira (7) de mais uma audiência pública sobre o caso das contas secretas criadas no Banco HSBC Suíça. O escândalo, que ficou conhecido como “SwissLeaks”, revelou nomes de proprietários, diretores, herdeiros e jornalistas de grandes veículos de comunicação da imprensa brasileira como Grupo Folha, UOL, Rede Bandeirantes e O Globo. Artistas famosos também aparecem na lista.
A audiência ouvirá depoimento do jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL, que teve acesso à lista de correntistas copiada por um funcionário do HSBC. Para Toninho, o depoimento do jornalista é fundamental. “Esperamos que ele venha e nos traga informações sobre os nomes que ele conseguiu e como conseguiu, além de novidades e outras informações importantes para que a gente possa avançar neste processo de fiscalização. Ouvir as pessoas envolvidas é uma parte importante deste trabalho”, declara o deputado.
Toninho Wandscheer, que é membro da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, sugeriu a instalação da Subcomissão Especial que acompanhará o caso HSBC suíça, que foi criada em março. O deputado também foi escolhido como relator da subcomissão.
A subcomissão tem a tarefa de propor legislação que possibilite a recuperação de dinheiro e bens encontrados no exterior que resultaram de crime.
Assessoria Parlamentar
Ouça o Deputado Toninho Wandscheer na Rádio PT