Atitude racista contra jogador do Cruzeiro gera indignação entre petistas

edson-iara-valmir

Parlamentares da Bancada do PT lamentaram , no Plenário, as manifestações racistas ocorridas na ultima quarta-feira (12) contra o jogador brasileiro Tinga, do clube mineiro Cruzeiro, durante partida contra o Real Garcilaso, na cidade de Huancayo, no Peru. O deputado Edson Santos (PT-RJ), que foi ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no governo Lula, casos como o do Peru  precisam ser banidos do esporte. “É preciso ir além da retórica em condenar o ato. Tem que haver punição rigorosa”, cobrou.

 Durante o jogo válido pela Libertadores da América, torcedores na arquibancada imitavam o som de macaco todas as vezes que o jogador brasileiro tocava na bola. Para o parlamentar petista, as entidades que administram o futebol, como a Fifa  e a Conmebol, deveriam excluir de competições os clubes que tenham torcedores que pratiquem atos de racismo durante partidas. “Quando isso começar a ocorrer com os clubes, a história vai mudar”, disse.  

Plenário– A deputada Iara Bernardi (PT-SP) disse que o episódio é grave, e lamentou que tivesse ocorrido em “um País da América Latina, como o Peru, onde a população indígena é tão discriminada como os negros”.

Na mesma linha, os deputados Luiz Sérgio (PT-RJ) e Valmir Assunção (PT-BA) também condenaram a atitude da torcida do Real Garcilaso. Para o parlamentar fluminense, o racismo sofrido pelo jogador brasileiro “precisa ser derrotado na raiz, e de todas as formas que se manifesta”.

Já Valmir Assunção classificou o episódio de lamentável e disse que “a  Confederação Brasileira de Futebol (CBF), junto com a Conmebol, tem de aplicar o artigo 12 do Estatuto da entidade”.  O artigo 12 da Conmebol diz que agremiações ou clubes cujos torcedores tenham comportamentos discriminatórios – seja por motivos de cor da pele, raça, etnia, idioma, credo ou origem – podem ser multados em no mínimo US$ 3 mil.

O mesmo artigo do documento diz que o clube poderá ser julgado pelo órgão disciplinar da entidade, que tem competência para impor sanções adicionais. Entre as medidas estão desde jogos com portões fechados, e perda de mando de campo, até a eliminação da competição.

Vários senadores petistas também se solidarizaram com o jogador Tinga. Entre eles o senador Eduardo Suplicy (SP), Lindberg Farias (RJ) e Paulo Paim (RS).

Repúdio– A presidenta Dilma Rousseff, em sua conta no Twitter, também condenou a atitude racista contra o jogador brasileiro. “Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga”. Lembrou que ao sair do jogo, “Tinga disse que trocaria seus títulos por um mundo com igualdade entre as raças. Por isso, hoje o Brasil inteiro está fechado com o Tinga”, afirmou Dilma.

A presidenta disse ainda que o Brasil utilizará a Copa do Mundo para levar a mensagem de combate ao racismo a todos os países. “Acertei com a ONU e a FIFA que a nossa Copa das Copas também será a Copa contra o racismo. Porque o esporte não deve ser jamais palco para o preconceito”.

Héber Carvalho com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100