O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) criticou nesta quinta-feira (27) a campanha publicitária da prefeitura de Barretos (SP) contra a dengue, na qual o mosquito transmissor da doença usa uma camisa da seleção de futebol da Argentina.
As peças publicitárias, divulgadas pela prefeitura, na avaliação do parlamentar, são preconceituosas e vexatórias para o Brasil, que possui relações institucionais “íntimas” com o país vizinho, sócio prioritário no Mercosul.
“Trata-se de uma peça publicitária equivocada, que expressa uma carga de preconceito inaceitável contra os nossos irmãos argentinos. Além disso, comparar a luta contra a dengue a um jogo de futebol demonstra, no mínimo, um desconhecimento técnico e histórico da doença e do mosquito transmissor”, afirmou Dr. Rosinha.
O parlamentar sugere que a presidente Dilma Rousseff, que estará na Argentina no próximo dia 31, peça desculpas ao povo argentino, em nome da nação brasileira.
CAMPANHA – Em um outdoor da campanha publicitária aparece um jogador com a camisa da seleção brasileira chutando uma bola que tem como alvo o mosquito Aedes aegypti vestido com a camisa da seleção argentina e a frase “Vamos vencer este jogo!”.
O ministro de Saúde argentino, Juan Manzur, criticou a peça publicitária e disse que irá procurar as autoridades sanitárias do Brasil para tratar do tema. “Vamos falar com os colegas e as autoridades sanitárias do Brasil, obviamente, porque é uma situação que não tem nada a ver com a realidade”, assegurou Manzur em declarações a rádio del Plata, de Buenos Aires.
Edmilson Freitas