Associação dos Magistrados do Brasil e petistas criticam PEC da Bengala

siba-juizes-09-02-15

FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA

Buscando alertar parlamentares e bancadas quanto à nocividade da chamada “PEC da Bengala” –que estende para 75 anos o limite de aposentadoria compulsória dos ministros dos tribunais superiores – , o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa, esteve reunido, nesta segunda-feira (9), com o líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), para tratar do assunto.

A entidade, de acordo com um documento elaborado sobre o tema, considera que a matéria ignora aspectos institucionais da magistratura e irá “acarretar prejuízos irreparáveis” à carreira, como a “estagnação” e o “desestímulo pela ausência de perspectiva de progressão” devido ao “efeito cascata nas instâncias inferiores” que a PEC suscitará.

No documento da AMB são listados dez países europeus onde a idade de aposentadoria compulsória para juízes da corte constitucional é igual ou inferior à do Brasil ou onde os integrantes das cortes constitucionais possuem mandato limitado entre 6 e 12 anos (confira a tabela abaixo).

A Bancada do PT é contrária à PEC e Sibá Machado a considera uma “tentativa de golpe” contra o governo Dilma Rousseff. “Esta PEC muda toda a estrutura de ascensão da carreira dos magistrados e tem um impacto profundo sobre a situação previdenciária, que poderá ficar estrangulada caso essa proposta seja aprovada. Acima de tudo, o que está em jogo, na realidade, é uma grande disputa política. Os tucanos concorreram à presidência em 2014 sabendo que o vencedor da eleição poderia indicar os próximos quatro integrantes do STF. Como a presidenta Dilma ganhou, eles agora querem dar esse golpe. Se tivessem vencido a eleição, certamente não estariam preocupados em votar essa PEC”, criticou Sibá.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que também participou da reunião, elogiou o posicionamento da AMB, que é o mesmo de outras entidades de classe do Direito, tais como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). “A AMB defende a mesma posição da bancada do PT, contrária a essa PEC, e o seu presidente nos trouxe uma série de argumentos para embasar essa posição. Vamos lutar para que essa PEC não seja aprovada, inclusive porque ela causará graves problemas previdenciários para o Estado brasileiro”, afirmou Molon.

Corte Constitucional

Limite de Idade

Mandato

Alemanha

68

12 anos

Áustria

70

Bélgica

70

Espanha

9 anos

França

9 anos

Hungria

70

9 anos

Itália

9 anos

Polônia

8 anos

Portugal

6 anos

Rússia

70

12 anos

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100