“Além de uma grande estadista, a presidenta Dilma Rousseff está lavando a alma dos brasileiros com sua atuação na ONU”, declarou o deputado Assis Carvalho (PT-PI), ao comentar a visita da presidenta aos Estados Unidos para participar da Assembleia-Geral das Nações Unidas e manter contato com dirigentes mundiais e investidores internacionais.
Na terça-feira (17), a presidenta anunciou o adiamento da visita de Estado que faria em outubro a Washington, nos Estados Unidos, em razão das denúncias de espionagem.
Assis Carvalho defende que, ao mesmo tempo em que se adote um discurso duro contra o governo norte-americano na ONU, a presidenta preserve a relação bilateral na área econômica entre os dois países. Na quarta-feira (25), em Nova York, Dilma discursou em um seminário sobre oportunidades de investimentos no Brasil, promovido pelo banco norte-americano Goldman Sachs, e falou sobre oportunidades de negócios na área de infraestrutura.
Para o deputado piauiense, a posição do governo brasileiro tem sido correta para que o Brasil não seja prejudicado em seu desenvolvimento. “Nós somos um dos maiores mercados consumidores do mundo e produtores cada vez mais eficientes de bens duráveis e matéria-prima. Temos forte vocação para a exportação agrícola e de produtos industrializados. Então, não podemos permitir reflexos na economia interna em função das divergências políticas, que estão sendo muito bem administradas pelo Itamaraty e pelo Planalto”, disse Assis.
Assessoria Parlamentar