O deputado Assis do Couto (PT-PR) participou, no início desta semana, da 2ª Bienal do Livro de Capanema, que traz nesta edição uma belíssima exposição de fotos, que conta a história da Estrada do Colono.
Convidado pela organização do evento, Assis deu uma palestra abordando temas importantes do Projeto de Lei 7.123/2010, que cria a Estrada-Parque Caminho do Colono. O projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, e que atualmente tramita no Senado Federal, segundo o deputado, é a esperança da população para que a histórica Estrada do Colono volte a ser utilizada, conciliando o respeito ao meio ambiente aos cuidados que o Parque Nacional do Iguaçu merece.
Na bienal, o que chama bastante a atenção dos visitantes é uma exposição com dezenas de fotos do período em que a Estrada do Colono esteve funcionamento. “Temos momentos felizes, como a inauguração da primeira balsa no Porto Moisés Lupion. Mas também momentos de muita tensão, e que ficarão marcados na história das regiões Sudoeste e Oeste do Paraná, como o conflito entre moradores e a Polícia Federal, em 2003, quando a polícia afundou a balsa”, comentou o deputado Assis.
Durante a palestra, o deputado deu uma verdadeira injeção de ânimo na comunidade. Assis deu detalhes sobre a tramitação e os fundamentos do projeto de lei e também sobre uma série de atividades, previstas para o segundo semestre deste ano, que tem como principal objetivo pressionar o Senado a votar favoravelmente o projeto.
“Tudo o que a comunidade local quer é cuidar do Parque Nacional do Iguaçu. Porque hoje as crianças que estão aqui sequer conhecem a Estrada e o Parque. É preciso contar essa história. É preciso contar a história da Estrada, que é a história da nossa região”, comentou o parlamentar.
Na próxima semana, o documentário será divulgado na página do mandato do deputado Assis do Couto na internet e nas redes sociais.
Assessoria Parlamentar
Foto: Assessoria de Comunicação