Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL 1013/11), que trata de motores a diesel para veículos leves. Membro da comissão especial que analisa o projeto, o deputado Assis Carvalho (PT-PI) se manifestou contrariamente à proposta.
Para o parlamentar, é desvantajoso para o Brasil – país que é produtor de álcool – substituir o combustível produzido nacionalmente por um que dependa de importação. Isso faria aumentar o desemprego de brasileiros que trabalham no setor de produção de álcool.
Assis Carvalho também é contrário ao projeto por afirmar que as partículas do diesel causam maior propensão ao surgimento do câncer. O parlamentar lembra que a emissão dos gases poluentes do diesel são mais prejudiciais ao meio ambiente do que a dos combustíveis utilizados, atualmente, pelos veículos leves no Brasil. Os veículos leves a diesel são, além de poluidores do ar, emissores de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.
Em reunião da comissão realizada nesta quarta-feira (1), Assis Carvalho apresentou requerimento de adiamento da discussão sobre o PL 1013/11 pelo prazo de cinco sessões. O requerimento foi aprovado pelo colegiado.
Assessoria Parlamentar