foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), deputado Assis do Couto (PT-PR) recebeu na última quarta-feira (7), o presidente e o vice-presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) para uma conversa sobre a onda de violência no Brasil. Os juízes, João Ricardo dos Santos Costa e Sérgio Luiz Junkes, respectivamente, estão preocupados com os episódios recentes de linchamentos públicos e entregaram ao deputado Assis um ofício solicitando uma audiência pública para debater o tema.
“Fico muito feliz em receber a visita de vocês e perceber a preocupação da AMB com este tema”, disse Assis, que há poucos dias divulgou uma nota, em nome da Comissão de Direitos Humanos, repudiando os linchamentos públicos no País. Assis deixou clara a preocupação do colegiado com a onda de violência nacional, principalmente com a proximidade de grandes eventos, como a Copa do Mundo no Brasil.
“A questão dos justiçamentos tem nos preocupado, e muito, pela brutalidade. Com o componente das redes sociais, isto tem sido estimulado e divulgado. A magistratura está aqui para que possamos discutir o que está acontecendo no Brasil e fazer com que a sociedade tenha um olhar para isso. Não podemos fugir desse debate”, afirmou o presidente da AMB, João Ricardo.
Assis compartilhou com os magistrados a intenção da CDHM em realizar, no lugar de uma audiência pública, um grande evento pela paz no Brasil. “Queremos conversar com o Senado e com a sociedade civil e fazer um grande evento, onde a gente consiga externar para a população brasileira esse sentimento de paz e ter alguns encaminhamentos no sentido de enfrentar esta onda de violência”, completou.
A ideia, ainda em discussão na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, é realizar este evento na primeira semana de junho. “Precisamos de um tempo para organizar e divulgar este evento. E claro que os grandes meios de comunicação precisam estar conosco”, concluiu o presidente.
Assessoria da Comissão