O deputado Assis do Couto (PT-PR) defendeu nesta semana a implantação do Sistema de Serviço Único de Atenção Sanitária (Suasa). Durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Assis do Couto, autor da iniciativa para o debate, afirmou que desde março de 2006, quando o decreto foi assinado, até hoje, o sistema não está implantado em praticamente nenhum município ou estado.
De acordo com o parlamentar petista, existe uma barreira de mercado em relação aos pequenos produtores e à agricultura familiar. “As grandes corporações, que têm um papel importante na agroindústria brasileira, impedem que esses produtos de boa qualidade, inspecionados em nível municipal, sejam destinados para o supermercado, para a merenda escolar dos grandes centros urbanos”, disse Assis do Couto.
Segundo ele, deveria ser facilitada a venda, em todo o país de produtos artesanais e caseiros, que passariam por uma inspeção municipal. De acordo com o representante do ministério da Agricultura, Nelmo Oliveira, que participou do debate, o que existe é a falta de infraestrutura de muitos municípios para cumprirem as regras da inspeção sanitária, que segue padrões definidos.
Equipe Informes