O deputado Assis Carvalho (PT-PI) registrou em pronunciamento no plenário nota divulgada pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Região Nordeste, sobre a conjuntura atual brasileira. “O conselho está repudiando toda e qualquer afronta à democracia e se posicionando contra o golpe de Estado”, afirmou o petista. O conselho é uma organização de leigos católicos do Brasil, que congrega movimentos pastorais e associações e representa os leigos nas instâncias da Igreja Católica e na sociedade.
Na avaliação de Assis Carvalho, a tentativa de golpe citada na nota do conselho terá seu desfecho no próximo domingo quando estarão de um lado os que são a favor da democracia e, de outro, aqueles que querem rasgar, mais uma vez, a Constituição brasileira.
Assis Carvalho alertou para a reprodução de mentiras que já foram propagadas em outros momentos da História do Brasil e que trouxeram empobrecimento e tristeza para a Nação brasileira. “É preciso lembrar que em 1964 também havia esse mesmo discurso de que o povo queria exatamente derrubar João Goulart. Naquele momento, havia todo um apelo nas ruas, e nós entramos em um período bastante triste de ditadura, o que empobreceu o Brasil, empobreceu a cultura. Ainda hoje pagamos pela condição de um País subdesenvolvido por conta do erro cometido naquela época. É preciso cuidado para não reproduzir algumas mentiras todos os dias, por questão de interesse momentâneo daqueles que têm uma visão mais golpista, daqueles que já praticaram tantos erros e colocaram o nosso País em uma situação, sem sombra de dúvida, bastante delicada. É uma questão de responsabilidade nacional”, disse o petista.
O deputado do PT reafirmou que é preciso defender a democracia e dizer não ao golpe. “Vamos estar juntos, unidos contra o golpe, porque a história já mostrou que golpe só traz prejuízo para a nossa Nação. É a famosa vitória de Pirro, como aconteceu em 1964. Mesmo aqueles que estavam ao lado do golpe, que acharam que haviam ganhado, depois foram vítimas do próprio golpe. À luta! Vamos vencer, se Deus quiser, mais essa caminhada em defesa da Constituição brasileira, da democracia e do voto, que é o caminho normal para conseguir o poder”, finalizou Assis Carvalho.
Segue a nota da CNLB – Reg NE IV – Piauí – na íntegra
CARTA ABERTA AOS LEIGOS E LEIGAS EM DEFESA DA DEMOCRACIA NO BRASIL
Queridos(as) amigos(as)!
Paz e bem!
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Nordeste IV – Piauí, vem em sua primeira ação colegiada da nova diretoria, expressar ao público em geral a nossa posição de indignação ética e repúdio diante dos últimos acontecimentos no nosso país que ameaçam a nossa democracia. E conclamar a todos para uma união e o compromisso sócio-político-transformador, impulsionados pela fé cristã.
É de conhecimento de todos que o Brasil passa por um momento muito sério no atual cenário político, caracterizado pelo poder, para o poder. Neste contexto precisamos assumir o nosso compromisso cristão com justiça e liberdade, observando a veracidade dos fatos e os interesses explícitos e implícitos dos envolvidos, para que na nossa ação evangélica não esqueçamos a nossa opção preferencial pelos pobres, os excluídos e o compromisso com uma sociedade libertária.
São evidenciáveis os fatos que nos colocam diante de uma democracia fragilizada. É inegável também que a mancha da corrupção tem alastrado todos os campos de nossa sociedade. É oportuno lembrar que o projeto popular que acreditamos também tem erros no caminho percorrido. No entanto o que está nos ameaçando diretamente é a tentativa elucidada de um GOLPE, armado e orquestrado por uma parcela política que sempre oprimiu o nosso povo, e não aceitam as conquistas e o combate às desigualdades sociais enfrentadas na última década. Com este cenário é quase impossível acreditar que a corrupção está sendo enfrentada pelos próprios atos corruptíveis das instituições e dos representantes envolvidos. Cabe a nós a resistência proferida de uma esperança que vive em nossos corações, permanecendo em sintonia com o Ressuscitado, pedindo a constância necessária do bom entendimento e da sabedoria para sermos leigos e leigas Sal da terra e luz do mundo Mt 5,13-16 nesta sociedade que queremos construir o diferente.
Conclamamos todos com insistência para uma reflexão aprofundada isenta de paixões e partidarismos. E apelamos para um bom senso dos integrantes do congresso nacional, sobretudo os nossos deputados e senadores representantes do Estado do Piauí. Repudiamos a tentativa de desestabilização de um governo democraticamente eleito, sob risco de conduzir o país ao caos generalizado, pois a grupos conservadores, respaldados pela grande mídia antidemocrática que passam uma visão superficial e manipulação do grave momento que o país vive. E por fim acreditamos que todos nós leigos e leigas nesta sociedade brasileira, civil e organizada, necessitamos compreender a gravidade do momento e dizer NÃO a qualquer tentativa de GOLPE. Já superamos graves crises institucionais, busquemos manter a serenidade e fazer valer o direito e a justiça.
Vanda Maria de Carvalho
Presidente do CNLB – NE IV – Piauí
Conselho Nacional do Laicato do Brasil
Gil Kairós Neto
Vice-Presidente do CNLB – NE VI- Piauí
Conselho Nacional do Laicato do Brasil
Gizele Benitz
Foto: Salu Parente
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara