O deputado Assis Carvalho (PT-PI) classificou como histórico o momento atual pelo qual atravessa o País. “As grandes manifestações, de centenas de milhares de pessoas em várias cidades de Norte a Sul do País, mostraram o vigor da nossa democracia, e o idealismo dos nossos jovens, que representam o futuro da Nação”, declarou o deputado, ao discursar na tribuna da Câmara.
Para o parlamentar, esses acontecimentos mostram, principalmente, a necessidade inadiável de o Congresso Nacional levar adiante a bandeira da reforma política. “Se não a fizermos seremos responsáveis pelo aumento do desencanto e da desilusão da juventude com a política, os partidos e o Parlamento”, enfatizou.
Assis Carvalho citou uma entrevista concedida pelo ex-presidente Lula, em que, antes mesmo das manifestações, já previa a necessidade de mudanças.
“Hoje, ou nós fazemos uma reforma política e mudamos a lógica da política, ou a política vai virar mais pervertida do que já foi em qualquer outro momento. O que não dá é para continuar do jeito que está”, lembrou, recordando palavras do ex-presidente.
Em relação à resposta da presidenta Dilma Rousseff aos protestos, o parlamentar disse que a presidência da República está antenada aos sentimentos das ruas. Além da proposta de um plebiscito para decidir sobre a reforma política, ele citou os outros pactos na área de educação, saúde, mobilidade urbana, e responsabilidade fiscal como pontos fundamentais para resolver os problemas do País.
O deputado também parabenizou a proposta da presidenta Dilma Rousseff de aumentar a pena para crimes de corrupção. De acordo com ele, será mais um passo decisivo para promover uma moralização da vida política do país, algo que, segundo ele, teve início com a aprovação da Lei da Ficha Limpa.
André Lage