Josias Gomes rebate ataques ao governo da Venezuela e defende diplomacia brasileira

JOSIASGOMES-TRIBUNA
 
Em artigo publicado nesta segunda-feira (28) no jornal O Globo, o deputado Josias Gomes (PT-BA) defende a posição do governo brasileiro frente ao atual conflito interno na Venezuela. 
 
‘’As relações entre Brasil e Venezuela são pautadas pelos interesses de longo prazo dos dois países, e não por idiossincrasias políticas e ideológicas de governos específicos’’, afirma o parlamentar, em posição contrária à do jornal carioca, que questiona o governo Nicolás Maduro e apregoa a suspensão do país vizinho do Mercosul. 
 
‘’ É do interesse do Estado brasileiro, e do próprio Mercosul, uma Venezuela próspera, democrática e pacificada’’, afirma Josias. Ele observa que há uma oposição combativa, que critica diuturnamente o governo venezuelano, e pontua:  ‘’ Dizer que a Venezuela é uma ditadura é má-fé intelectual.” Para Josias Gomes, ‘’não se pode admitir que um governo legitimamente eleito seja deposto ou inviabilizado por uma violenta campanha de desestabilização, à margem da ordem constitucional venezuelana’’. Leia o artigo:
 
’Em defesa da democracia:
 
As relações entre Brasil e Venezuela são pautadas pelos interesses de longo prazo dos dois países, e não por idiossincrasias políticas e ideológicas de governos específicos. As relações com a Venezuela começaram a adensar-se com a assinatura do Protocolo de La Guzmania, no governo Itamar Franco, e foram se aprimorando ao longo dos anos, com a exploração de características econômicas complementares e a implementação de grandes projetos conjuntos, como a interligação de redes elétricas e a construção de estradas entre os dois países. A entrada da Venezuela no Mercosul, no governo Lula, foi apenas a culminação dessa aproximação.
 
São esses sólidos interesses que continuam a pautar a posição do Brasil frente ao atual conflito interno venezuelano. É do interesse do Estado brasileiro, e do próprio Mercosul, uma Venezuela próspera, democrática e pacificada. Isto implica, em primeiro lugar, defender a democracia venezuelana, em consonância com o Protocolo de Ushuaia e o Protocolo de Montevidéu (Ushuaia II), que condenam quebras da ordem democrática em qualquer membro do Mercosul.
 
Alguns argumentam que a ordem democrática venezuelana já foi quebrada e que o governo de Nicolás Maduro é uma “ditadura”. Discordamos. A última vez que houve quebra da ordem democrática na Venezuela foi quando do golpe contra Hugo Chávez, em 2002.
 
Maduro, assim como Chávez, foram legitimamente eleitos em pleito transparente e limpo, elogiado por observadores internacionais. Há liberdade de imprensa, de reunião e manifestação. Há uma oposição combativa, que critica diuturnamente o governo venezuelano. Dizer que a Venezuela é uma ditadura é má-fé intelectual.
 
O que não se pode admitir é que o governo legitimamente eleito seja deposto ou inviabilizado por uma violenta campanha de desestabilização, à margem da ordem constitucional venezuelana, que estabelece claros mecanismos institucionais para a eventual deposição de presidentes. Tal campanha de violência e caos, orquestrada por setores radicalizados e minoritários da oposição venezuelana, é que representa nítida ameaça à ordem democrática da Venezuela.
 
O interesse numa Venezuela próspera e estável implica contribuir para o diálogo democrático e a pacificação do processo político. É isto que o Brasil, o Mercosul e a Unasul vêm fazendo, de forma madura e responsável.
 
O Brasil deu firme apoio à ordem democrática e ao diálogo político pacífico proposto pelo presidente Maduro, ao qual aderiram os setores racionais e majoritários da oposição venezuelana, liderados pelo governador Henrique Capriles.
 
Josias Gomes é deputado federal (PT-BA) e integra a Comissão de Relações Exteriores da Câmara’’
 
 
Artigo publicado originalmente no jornal O Globo, edição do dia 28 de abril de 2014
 
Equipe PT na Câmara
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100