Artigo: Contagem regressiva – Newton Lima*

NewtonLimaManchete

Foi iniciada a contagem regressiva para a apresentação do projeto de iniciativa popular que trata da reforma política. A proposta precisa ser aprovada um ano antes das próximas eleições, que acontecem em 5 de outubro de 2014. Na sexta-feira (20) participei do lançamento de um painel com o nome dos parlamentares paulistas sobre o projeto de lei “Eleições Limpas”, que ocorreu no Largo São Francisco – Faculdade de Direito da USP. Eu sou um dos 135 deputados signatários do projeto (PL 6.313/13) de reforma política que foi protocolado na Câmara no último dia 10. Agora precisamos reunir 1,6 milhão de assinaturas para pressionar o Congresso a votá-lo.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e mais 42 entidades da sociedade civil, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a União Nacional dos Estudantes e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) estão imprimindo todos os esforços possíveis para fazer avançar a democracia brasileira. Painéis físicos em algumas cidades brasileiras, e eletrônicos na internet, farão a contagem das adesões até outubro, como forma de fortalecer a mobilização.

Desde julho, logo depois de  a presidenta Dilma Rousseff ter lançado a ideia do plebiscito, venho defendendo a realização da reforma política. O atual sistema é insustentável, privilegia os interesses dos grandes grupos econômicos, potencializa a corrupção e restringe a participação direta da sociedade nas questões fundamentais do país. Interessante notar que,enquanto a ideia de plebiscito partia da presidenta Dilma, a oposição se manifestava contrariamente; com o engajamento de entidades representativas da sociedade na campanha, os contrários à moralização eleitoral, envergonhados, escondem-se na omissão! É lamentável o fato de atrapalharem antes e não ajudarem agora.

Os últimos acontecimentos mostraram que a reforma política está avançando no Congresso. Mas ainda é preciso mobilização popular para derrubar possíveis desculpas que venham a esvaziar as propostas de mudança. Mais do que nunca, a sociedade civil precisa fazer sua parte. A pesquisa Ibope contratada pela OAB mostrou que 85% dos entrevistados são a favor da reforma política e que 84% querem as mudanças já para as eleições de 2014. A maioria (78%) não aprova doações de empresas às campanhas eleitorais. Integre você também essa campanha, conheça mais sobre as “Eleições Limpas” e faça sua adesão no site www.eleicoeslimpas.org.br.

 *Deputado federal (PT-SP), ex-prefeito de São Carlos e ex-reitor da UFSCar.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100